Mundo Tech

Microsoft Teams quer facilitar comunicação entre alunos e professores

Microsoft Teams quer facilitar comunicação entre alunos e professores - 1

O Microsoft Teams é uma das ferramentas de comunicação bastante usada no ambiente escolar. Muitos professores estão usando o aplicativo para dar aulas aos seus alunos durante a pandemia, apesar de o serviço não ter sido desenvolvido para tal finalidade. Sabendo deste uso, a Microsoft está trabalhando em funções para torná-lo mais amigável para este segmento social.

Uma das novidades em desenvolvimento é o chamado “bate-papo supervisionado”, o qual permite o monitoramento de conversas na plataforma. A funcionalidade permitirá desativar a troca de mensagens entre alunos, mantendo apenas a comunicação com os professores.

Microsoft Teams quer facilitar comunicação entre alunos e professores - 2
(Imagem: Divulgação/Microsoft)

A ideia é evitar que os estudantes se distraiam conversando entre si e foquem mais na videoaula. A conversa privada também permite que estudantes mais tímidos tirem dúvidas ou relatem acontecidos diretamente para o professor, sem precisar se expor na sala pública. Além disso, no caso de alunos mais jovens, evita o cyberbullying e outros tipos de agressões virtuais.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Os desenvolvedores também trabalham em outro recurso útil para instituições educacionais: a capacidade de baixar uma lista de usuários que participaram de uma reunião. Isso possibilita a realização de uma “chamada” automática, sem que os professores precisem conferir manualmente quem estava presente na aula.

Microsoft Teams quer facilitar comunicação entre alunos e professores - 3
(Imagem: Divulgação/Microsoft)

Os dois recursos estão atualmente em fase de testes, o que significa que os usuários terão que esperar mais alguns dias para colocar as mãos nele. Ainda não há previsão de lançamento e nem quais plataformas serão beneficiadas da atualização.

Você é professor e usa o Teams? Acha que a funcionalidade vai ajudar nas aulas? Comente e compartilhe sua opinião.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech