Mundo Tech

15 jogos de terror para morrer de medo no Halloween




15 jogos de terror para morrer de medo no Halloween - 1

Desde que o mundo é mundo, o ser humano gosta de uma ficção de terror. Sejam livros, filmes ou histórias contadas ao redor da fogueira, há um prazer em sentir medo e, ao mesmo tempo, saber que se está seguro, pois esse medo é de algo imaginado, e não de um perigo real e imediato. E, claro, nos videogames isso não seria diferente.

Por isso, para este Halloween o Canaltech separou 15 jogos que vão te fazer pular da cadeira e fazer xixi nas calças. Falamos aqui de terror psicológico, monstros, fantasmas, zumbis… as coisas que você se sujeita para conseguir pagar as contas e ganância corporativa – as faces do medo são muitas, e todas elas são lembradas por aqui.

1. Resident Evil 7

Quando a Capcom anunciou a existência do título, a franquia Resident Evil se encontrava respirando por aparelhos: há anos a empresa não entregava um jogo com a mesma qualidade dos quatro primeiros da franquia. Assim, a ideia de voltar para a “estaca zero” e repensar toda a franquia foi recebida com um misto de esperança e desconfiança pelos fãs.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Mas o resultado final dessa estratégia foi muito melhor que o esperado: Resident Evil 7 consegue trazer para os consoles atuais a mesma sensação de terror imersivo que o primeiro Resident Evil trouxe aos jogadores quando foi lançado em 1996 e se tornou aquele tipo de clássico instantâneo, angariando rapidamente uma posição entre os melhores títulos da franquia.

Resident Evil 7 pode ser encontrado no PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One.

2. Until Dawn

Já imaginou um filme de terror clássico — desses em que um grupo de adolescentes vai para uma cabana no meio do nada para um final de semana de bebedeiras e sexo, mas acabam sendo caçados por algum louco e morrendo quase todos — só que jogável? Porque Until Dawn é exatamente isso.

Ainda que o jogo dê uma certa exagerada nos elementos de terror narrativos, escolhendo todos os possíveis clichês que podem ser encontrados em uma história deste tipo, esse exagero só acaba deixando o jogo ainda mais interessante, e faz dele um título obrigatório para os fãs de terror.

Until Dawn é um jogo exclusivo do PlayStation 4.

3. P.T.

P.T. é o melhor exemplo de como muitas vezes o mundo nos impede de ter coisas boas. O título, que era uma demo jogável usada para anunciar o retorno da franquia Silent Hill, tinha tudo o que os jogadores sempre quiseram de um jogo de terror: muitos sustos, atmosfera de tensão contínua, uma narrativa que te segura na frente do videogame e desafios que exigem sangue-frio e bastante inteligência para serem resolvidos.

Infelizmente, a briga entre Hideo Kojima e KONAMI fez com que a jogo fosse cancelado e nos privou de ver o que seria uma versão completa de um game com as mesmas ideias, provando que se algo parece muito bom para ser verdade, é porque provavelmente não é verdade.

P.T. é um título exclusivo do PlayStation 4, mas não se encontra mais para download na PS Store e o único meio de jogá-lo é tendo acesso a um PS4 que fez o download do game quando ele foi lançado em 2014 e nunca apagou o título da memória do console.

4. Alien: Isolation

Mesmo 40 anos depois, o primeiro Alien ainda é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. E, seguindo a tradição, Alien: Isolation também é um dos melhores jogos de terror existentes.

Assim como o primeiro filme da franquia, Alien: Isolation se passa dentro de uma nave espacial, onde o jogador precisará usar a inteligência para fugir e se esconder de um alienígena assassino enquanto tenta juntar informações para entender exatamente o que aconteceu com a mãe do protagonista, que é justamente Ellen Ripley, a heroína do filme original.

Alien: Isolation pode ser encontrado no PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Switch, Xbox 360 e Xbox One.

5. Man of Medan

Dos mesmos criadores de Until Dawn, Man of Medan segue a mesma linha de abusar de alguns clichês das histórias de terror para criar um ótimo game do gênero, e dessa vez a base para tudo é uma mistura entre “navio fantasma” e “personagens são obrigados a enfrentar seus maiores medos”.

O título brinca de forma bem interessante com a ideia de que enfrentar aquilo que tememos pode não necessariamente nos tornar mais fortes, mas sim nos levar à insanidade, e é facilmente um dos jogos de terror mais interessante lançados em 2019.

Man of Medan pode ser encontrado no PC, PlayStation 4 e Xbox One.

6. The Evil Within

O que acontece quando o criador da franquia Resident Evil sai da Capcom e resolve criar seu próprio estúdio? A resposta para essa pergunta é The Evil Within, um jogo que possui muitas similaridades com os primeiros jogos da franquia Resident Evil, mas que eleva o terror a outro patamar.

Ao invés de zumbis criados pela ciência, nos deparamos aqui é com uma ameaça sobrenatural, que transforma as pessoas em seres deformados sedentos por sangue. Muito mais gore do que qualquer título da franquia de zumbis da Capcom, The Evil Within mistura com maestria o horror clássico japonês com o gênero slasher de filmes como O Massacre da Serra Elétrica, e o resultado disso é um game tão grotesco que vai te deixar com dificuldades de dormir à noite.

The Evil Within está disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.

7. Layers of Fear 2

Nem só de monstros e desmembramentos se faz um jogo de terror: muitas vezes, o mais aterrorizante está em não saber se aquilo que se está vendo é mesmo real ou se tudo não passa de um sonho ruim. E é nessa categoria que se enquadra Layers of Fear 2.

Como um artista dentro de um navio de cruzeiro, o jogo te faz circular por corredores vazios que a todo momento se transformam em locais diferentes, e a se deparar com manequins que parecem ter vida própria. Mas até onde tudo isso é real e até onde tudo não passa de uma máscara criada pela sua própria percepção da realidade?

Layers of Fear 2 está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

8. Detention

Nem sempre as coisas que nos impedem de dormir à noite têm relação com assassinos seriais ou criaturas sobrenaturais. Muitas vezes, o terror se encontra em nossas vidas cotidianas — e é este tipo de terror que é aproveitado em Detention.

O jogo se passa o período do Terror Branco em Taiwan (época em que uma ditadura militar no país instaurou uma Lei Marcial que perseguia e matava opositores do regime) e utiliza de maneira magistral esse acontecimento histórico para criar uma história de terror com estudantes colegiais.

Detention pode ser encontrado para Android, iOS, PC, PlayStation 4 e Switch.

9. Perception

Sabe aquela frase “o que os olhos não veem, o coração não sente”? Em matéria de terror, não enxergar pode ser exatamente aquilo que torna o seu jogo tão único. E isso pode ser visto em Perception, um raro jogo de terror com o protagonista cego.

Aqui, o jogador deverá usar os outros sentidos (principalmente a audição) para navegar pelas fases. Bater sua bengala no chão cria uma onda sonora que funciona como um sonar, permitindo enxergar ao redor a partir da ecolocalização, mas é preciso tomar cuidado para que o barulho não chame a atenção do monstro da mansão, que só ataca aqueles que não são silenciosos.

Perception está disponível para PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One.

10. Dying Light

Jogos de apocalipse zumbi já são uma espécie de clichê da indústria de jogos, mas poucos conseguem ser tão satisfatórios quanto Dying Light, que reúne em um mesmo título as sensações de lutar pela sobrevivência e sair por aí matando zumbis burros que o gênero proporciona.

Com uma mecânica interessantíssima baseada no horário do dia, Dying Light te permite ser um caçador de zumbis fodão durante o dia, mas te torna uma presa que precisa fugir e se esconder para sobreviver à noite, quando as criaturas mais poderosas saem às ruas. Misturado às mecânicas de parkour, isso torna o game um dos jogos de zumbis mais aterrorizantes e divertidos já lançados.

Dying Light está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

11. F.E.A.R.

Esse título é um dos grandes clássicos do gênero de terror e prova que é possível criar um jogo totalmente aterrorizante e que, ao mesmo tempo, seja também um game de tiro em primeira pessoa muito bem feito.

Usando a ideia de um esquadrão de elite do exército que de repente se vê enfrentando uma ameaça sobrenatural contra a qual balas e explosivos são inúteis, o título foi uma revolução ao gênero do terror, pois mostrou que é possível assustar os jogadores mesmo quando eles estão armados até os dentes.

F.E.A.R. está disponível para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.

12. Outlast

Outro clássico dos jogos de terror, Outlast segue aquela linha clássica de jogo onde tudo que se pode fazer é correr e se esconder. O jogador é um jornalista que invade um hospital psiquiátrico privado após uma denúncia de que os pacientes do local eram tratados de forma inumana. Em mãos ele tem apenas uma filmadora.

Com algumas das cenas mais fortes já mostradas em um jogo de videogame, Outlast é o tipo de jogo que é impossível de se esquecer, e é um ótimo retrato do tipo de coisa à qual jornalistas se sujeitam para conseguir pagar os boletos.

Outlast pode ser encontrado no PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One.

13. Five Nights at Freddy’s

Outro clássico dos games de terror, a premissa de Five Nights at Freddy é bem simples e bizarra: você só precisa sobreviver como guarda noturno em uma pizzaria com animais animatrônicos que irão te matar caso te vejam andando pelo recinto.

Com uma mecânica do estilo point & click, o game traz uma premissa totalmente nova para o gênero, criando um verdadeiro “terror do capitalismo tardio” ao misturar o gênero gore com a ganância corporativa, na qual as propriedades pertencentes a uma empresa são mais importantes do que os funcionários que trabalham nela.

Five Nights at Freddy’s pode ser encontrado para Android, iOS e PC.

14. Dead Space

Apesar de existirem muitos jogos que se passam no espaço, esse tipo de cenário não é muito usado pelo gênero de terror — o que é uma pena, já que Dead Space mostra exatamente como histórias nesse tipo de cenário podem ser apavorantes.

Utilizando um conceito parecido com o do filme Alien, neste jogo somos introduzidos em uma nave mineradora que cessou comunicações com a base, apenas para descobrir que ela foi tomada por alienígenas e agora será necessário lutar para conseguir sair dali vivo.

Dead Space pode ser encontrado no PC, PlayStation 3 e Xbox 360.

15 .Resident Evil 2 Remake

Quando foi lançado em 1998, Resident Evil 2 marcou toda uma geração e foi o grande responsável por transformar a franquia Resident Evil em uma das maiores da história dos videogames.

Desde a época do PlayStation 2 os fãs pediam um remake do jogo, e a Capcom finalmente atendeu o pedido em 2019 — e, incrivelmente, conseguiu não decepcionar ninguém no processo. O remake é tudo aquilo que os fãs sempre pediram, mantendo toda a tensão do título original, mas com gráficos muito melhores e com jogabilidade digna da atual geração de consoles, que fazem do título não apenas um dos melhores jogos de terror do ano como também um exemplo a ser seguido por qualquer empresa que queira reviver um jogo antigo para a atual geração de videogames.

Resident Evil 2 Remake pode ser encontrado no PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..