Mundo Tech

64% dos usuários de apps de carona têm carta, mas preferem não dirigir




64% dos usuários de apps de carona têm carta, mas preferem não dirigir - 1

Tudo bem que tem muita gente que tem lá sua paixão pela direção, mas no trânsito do dia-a-dia a grande maioria dos usuários de apps de carona tem carteira de habilitação, mas prefere ficar no banco dos passageiros.

É isso que concluiu um estudo global feito pelo app de caronas BlaBlaCar, em parceria com o instituto francês Le BIPE. A pesquisa incluiu quase 7 mil pessoas em oito países, incluindo o Brasil, e concluiu que 64% dos usuários do aplicativo possuem carteira de motorista, mas não querem dirigir. O mesmo levantamento aponta que 33% dos motoristas cadastrados também pegam carona de vez em quando e 60% dos passageiros possuem veículos.

Outro ponto de destaque é que 28% dos usuários que não possuem carteira de motorista resolvem adiar a posse de uma, por falta de necessidade. Atualmente, o BlaBlaCar conta com mais de 70 milhões de clientes no mundo, sendo 5 milhões no Brasil.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

E a preferência por meio de transportes compartilhados também, pode, a curto e médio prazo, colaborar para tornar o ar das grandes cidades mais respirável. Uma prova disso está em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo e cujo nível de engarrafamentoss é mundialmente conhecido. De acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) mostram que 90% da poluição da capital paulista é produzida por veículos. Quem não pode substituir o carro pelo transporte público ou meios alternativos, tem optado por compartilhar automóveis — especialmente para trabalhar e estudar.

Compartilhamento de carona ajuda a baixar emissão de CO2

O efeito positivo proporcionado pelas viagens compartilhadas é grande: segundo a mesma pesquisa da BlaBlaCar / Le BIPE, 1,6 milhão de toneladas de CO2 deixaram de ser lançados na atmosfera em 2018 — o equivalente ao volume de CO2 absorvido em um ano por uma floresta do tamanho de 730 mil campos de futebol.

Ainda de acordo com o estudo, o Brasil é destaque positivo em economia de dióxido de carbono As caronas aqui lançam 33% menos gás carbônico na atmosfera em comparação com outros meios de transporte.

64% dos usuários de apps de carona têm carta, mas preferem não dirigir - 2
(Imagem: Divulgação/BlaBlaCar)

A paulista Vivian Keciores é uma das milhares de pessoas que resolveram abandonar o carro. “Em 2015 tive algumas complicações de saúde e o remédio que eu tomava me dava muito sono. Então decidi vender o meu carro e comecei a usar ônibus, metrô, bicicleta e pegar carona., afirma ela. “A vida compartilhada é mais lógica nos dias atuais, compartilhar é otimizar. Larguei o carro por uma questão de saúde e hoje, consigo ver como isso foi benéfico pra mim. Comecei a economizar dinheiro, tempo, não preciso mais me preocupar com as manutenções do carro. Muito melhor”.

E nesse domingo (22), quando celebramos o Dia Mundial Sem Carro, que tal fazer a sua parte, deixando o carro na garagem e utilizar meios de transportes públicos ou alternativos? Opções para isso não faltam!

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..