Mundo Tech

Antigo design do YouTube deixará de funcionar em março




Antigo design do YouTube deixará de funcionar em março - 1

O velho design do YouTube deixará de funcionar a partir de março de 2020. Esse é o aviso que o serviço está dando para seus usuários, que passarão a ver um indicativo para utilizarem a “nova” versão da plataforma antes do fim definitivo da antiga, uma interface que não mais poderá ser acessada oficialmente, sendo plenamente substituída por um modelo mais semelhante às versões mobile e que, de acordo com a companhia, traz melhorias de desempenho e recursos adicionais.

Essa transição começou em 2017, com o Google aplicando o Material Design, seu conjunto de conceitos de design e interface, também ao YouTube. Aos poucos, todas as atualizações e adições feitas ao site começaram a aparecer primeiro, ou com mais destaque, nessa versão atualizada da plataforma, que abria por padrão na tela dos usuários. Para usar o design clássico, era preciso pressionar um botão, que também foi sendo cada vez mais escondido na medida em que o novo formato se tornava padrão.

Agora, essa transição será finalizada e, de acordo com o Google, não será mais possível acessar a interface antiga. Uma notificação passará a ser exibida a todos que ainda estão na interface do passado antes da alteração definitiva, com a empresa citando a mudança como benéfica, principalmente, por trazer novos recursos como a possibilidade de remover vídeos sugeridos e customizar o algoritmo de indicação, controles adicionais para filas de reprodução ou prévias de vídeos ao passar o mouse sobre eles, entre outras funcionalidades.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Antigo design do YouTube deixará de funcionar em março - 2
Novo design do Youtube, que começou a ser aplicado em 2017, passa a ser a única versão disponível a partir de março deste ano (Imagem: Divulgação/Google)

Os criadores de conteúdo também passam por uma mudança parecida, com o estúdio de criação de vídeos, usado para tarefas de upload, criação de eventos ao vivo e moderação, também sendo substituído por uma nova versão. A antiga ainda é plenamente funcional, mas também só pode ser acessada por meio do pressionamento de um botão, com o Google deixando claro que, em breve e possivelmente ainda neste ano, o antigo design também vai ter seu funcionamento interrompido.

Em ambos os casos, o YouTube não deu uma data específica para o fim do velho sistema, mas, como dito, o prazo termina no mês que vem para a interface disponível aos usuários. A mudança vale para todos os países em que o serviço está disponível.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..