Mundo Tech

Apps de mensagens são o principal canal usado por empresas para vender produtos




Apps de mensagens são o principal canal usado por empresas para vender produtos - 1

2019 foi um ano promissor para as empresas que apostaram na digitalização para impulsionar suas vendas. Isso 57% das companhias promoveram a comercialização de produtos e serviços via internet. E boa parte delas (42%) utilizou aplicativos de mensagens como WhatsApp, Skype ou chat do Facebook para intermediar as transações. Essas informações integram a pesquisa TIC Empresas 2019, divulgada nesta terça-feira (28) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Outros meios utilizados para transações online foram e-mail (39%), redes sociais (20%), website da empresa (16%) e plataformas específicas de venda (14%), como os marketplaces. Entre os setores que mais utilizaram esses meios, destaque para a indústria, comércio, informação e comunicação, alojamento e alimentação.

Presença online: empresas preferem as redes sociais

A pesquisa constata um cenário de estabilidade – ainda que em ligeira queda – entre as empresas brasileiras que possuem uma presença digital: em 2019, 54% das delas possuíam um website, proporção que era de 55% em 2017. Porém, a presença em redes sociais teve um crescimento de 8% em relação a 2017, atingindo 78% das empresas em 2019. Percebeu-se, ainda, o avanço nas companhias de todos os portes: 77% das pequenas empresas possuíam conta em redes sociais, enquanto 78% das médias e 80% das grandes.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Apps de mensagens são o principal canal usado por empresas para vender produtos - 2
As empresas brasileiras preferem as redes sociais a ter um site próprio

O pagamento por anúncios na Internet também ganhou relevância: em 2019, 36% das empresas afirmaram que pagaram por anúncios na rede. Dentro deste universo, destaque para o setor de alojamento e alimentação, em que 50% das empresas pagaram por anúncios.

Em sua 13ª edição, a pesquisa TIC Empresas 2019 mediu o acesso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) entre as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras. O estudo entrevistou 7 mil companhias em todo o território nacional, com a coleta de dados ocorrendo entre abril e agosto de 2019.

B2B mais digitalizado

A TIC Empresas aponta que, em 2019, 70% das empresas brasileiras compraram pela Internet, o maior percentual verificado na série histórica da pesquisa. A pesquisa mostra ainda diferenças no comércio eletrônico por porte e setor. Os mercados de atuação em que a maioria das transações se deram entre empresas (B2B), como indústria e construção, usaram boleto ou débito online/transferência bancária como forma de pagamento mais frequente. Setores que atuaram principalmente com pessoas físicas (B2C), como comércio, alojamento e alimentação, utilizaram o pagamento na entrega e o cartão de crédito em maiores proporções.

A TIC Empresas também investiga as barreiras que restringem o comércio eletrônico. A preferência pelo modelo comercial atual foi apontada por 51% das empresas, seguida por inadequação dos produtos para venda online (49%), alto custo de desenvolvimento e manutenção (38%) e a baixa demanda pela Internet (36%).

“O comércio eletrônico tem sido uma das principais formas de participação das empresas brasileiras na economia digital. Os dados da pesquisa oferecem uma ampla radiografia de como os diversos setores econômicos estão preparados para a digitalização de suas atividades de negócios”, afirmou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. “E isso tem se mostrado fundamental neste momento em que medidas de isolamento social estão sendo adotadas em várias partes do Brasil”.

Infraestrutura de acesso à Internet

No que diz respeito à infraestrutura, a TIC Empresas aponta que fibra óptica se tornou a principal forma de acesso à Internet usada pelas empresas brasileiras. Em 2019, 67% delas afirmaram possuir conexão por meio desta tecnologia- em 2017, o percentual era de 49% – ou seja, houve um crescimento de 18% em dois anos.

Também houve aumento das velocidades de Internet contratada pelas empresas: em 2017, 49% das empresas possuíam entre 1Mbps a 10 Mbps, enquanto em 2019, 53% das delas declararam contratar entre 10 Mbps a 100 Mbps.

Apps de mensagens são o principal canal usado por empresas para vender produtos - 3
O uso de fibra ótica tem crescido entre as empresas brasileiras

Além disso, como já era esperado, houve um aumento no tráfego web, gerado pela crise da COVID-19: “Com as necessárias medidas de isolamento, em que diversas atividades cotidianas passaram a ser feitas essencialmente via Internet, houve um aumento substancial do tráfego da rede. O IX.br, por exemplo, registrou um pico de tráfego agregado de 11 Tb/s (terabits por segundo), o que reforça a importância de uma conexão estável e uso de tecnologias avançadas, como é o caso da fibra óptica”, explica Barbosa.

Adoção de novas tecnologias: a nuvem domina

Outro indicador inédito da TIC Empresas aponta que o uso de tecnologias emergentes pelas empresas brasileiras ainda é incipiente, com destaque para os serviços de cloud computing, que foram mais usados pelas companhias: 39% delas pagaram por e-mail em nuvem, 27% pagaram por software de escritório em nuvem, 38% pagaram por armazenamento de arquivos ou banco de dados em nuvem e 23% pagaram por capacidade de processamento em nuvem.

Dentre as empresas que possuem área de TI (40% do total das empresas brasileiras), 10% afirmaram que realizaram análises de big data; o uso de robôs industriais atingiu 4%, o de robôs de serviço, 2%; e impressão 3D, 5%.

Para acessar os indicadores completos da pesquisa TIC Empresas 2019 basta clicar aqui. Os dados podem ser baixados não apenas em português, mas também em inglês e espanhol.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..