Mundo Tech

As 5 melhores centrais multimídia de carros de 2019




As 5 melhores centrais multimídia de carros de 2019 - 1

Quando vamos escolher um automóvel, muito se discute sobre o que faz, realmente, com que escolhamos o modelo A, B, C ou D. O design, desempenho e a economia são itens fundamentais, mas, em um mundo conectado como o atual, o sistema de infotenimento acabou se tornando fundamental, seja nos segmentos mais populares, seja nos modelos de luxo e com preços exorbitantes.

Pensando nisso, o Canaltech fez uma lista com os cinco melhores sistemas multimídia dos carros testados por nós em 2019. Assim, antes de comprar o seu veículo desejado, você pode ver se aquela determinada marca possui uma central multimídia completa e quais os seus diferenciais.

Lembrando que as montadoras costumam compartilhar a mesma central em vários modelos diferentes. Portanto, fique de olho.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

5. Toyota Corolla Altis Hybrid

As 5 melhores centrais multimídia de carros de 2019 - 2

A central Toyta Play marca uma mudança drástica no modo como a montadora japonesa passou encarar a conectividade. O Corolla 2020, em todas as suas versões, tem uma tela capacitativa de 8 polegadas munida de uma boa resolução e respostas rápidas, rádio AM/FM, função MP3, entradas USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay, além de ser capaz de espelhar a tela do celular por meio do Mirror Link. Ela também exibe informações de clima interno do veículo, possui câmera de ré com gráficos ativos e som de extrema qualidade.

Além disso, possui botões físicos, o que, para muitos, é algo positivo, e permite que instalemos aplicativos próprios do Toyota Connected Services.

4. Ford Ka Titanium

O Ford Ka Titanium foi o primeiro automóvel testado pelo Canaltech em 2019. Além do seu desempenho muito elogiável para um carro desse porte, destacamos sua central multimídia, a Sync3. Sua tela sensível ao toque flutuante de 6,5 polegadas é mais elevada e tem uma resolução muito boa, dando ao motorista maior conforto e segurança para fazer os comandos necessários, seja com o toque na tela, que é extremamente preciso, ou no volante, que possui os principais controles para músicas, ligações telefônicas e acionamento do comando de voz.

As 5 melhores centrais multimídia de carros de 2019 - 3
Imagem: Leonardo Pavini/Canaltech

A inteligência da Sync 3 é assustadoramente precisa. Isso porque podemos responder às mensagens que chegam ditando-as para a central e ela as escreve de volta ao emissário de maneira perfeita. Aqui, também é possível espelhar os smartphones via Android Auto e Apple Car Play, fazendo com que o aparelho possa utilizar os navegadores GPS, visualizar e responder às mensagens e ligações, acessar a previsão do tempo e, claro, ouvir suas músicas por meio de aplicativos como Spotify, Google Play Música, Deezer e até o YouTube Music.

Quando conectamos o smartphone via Bluetooth, ficamos restritos à interface da Sync 3, o que é bom também. Todas as funções se mantiveram as mesmas, com exceção da navegação GPS, que fica exclusiva com o Waze, já que a central possui parceria com o aplicativo.

Outra função muito interessante do multimídia da Ford, e que é exclusiva, é a Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática para o serviço de atendimento médico de urgência, SAMU, por meio de um celular pareado em caso de acidente com abertura dos airbags ou acionamento do corte de combustível.

3. Volkswagen Golf GTE

Apesar de ser um modelo não tão novo assim — uma vez que já fora lançado na Europa há algum tempo —, não podemos reclamar do Golf GTE e nem da sua central multimídia.

As 5 melhores centrais multimídia de carros de 2019 - 4
Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Volkswagen, aliás, tem acertado a mão no seu pacote de conectividade desde o lançamento do Polo, em 2017. Isso porque, além de ter uma tela de 9,2 polegadas com uma bela resolução, a central da Volks atende por comandos de voz e tem sensor de aproximação, que exibe os menus desejados — sobretudo os de mídia — quando aproximamos nossas mãos da tela. Sua interface também é elogiável.

O GPS nativo, item de destaque nesse pacote, pode ser usado tanto nesta tela grande como no cluster, que tem tela TFT de 7 polegadas e que conversa muito bem com o multimídia principal, exibindo não apenas os arquivos de mídia, mas também informações pertinentes ao desempenho do veículo, como nível de bateria, consumo imediato e autonomia.

2. MINI Cooper Countryman S E ALL4

Apesar de não ser compatível com Android Auto, a central MINI Connected XL é bem interessante e completa. A começar pelo seu design arredondado e bem estiloso, depois porque ela espelha o Apple Car Play sem a necessidade de cabeamento, um ponto mais do que positivo. Seus comandos podem ser realizados tanto por meio da tela de 8,8 polegadas sensível ao toque quanto pelo console central do automóvel.

As 5 melhores centrais multimídia de carros de 2019 - 5
Imagem: Matheus Argentoni

O grande destaque dessa central, porém, são seus serviços. O sistema MINI Connected XL oferece um conjunto de funcionalidades over the air, já que pode ser conectado à internet com o compartilhamento de conexão do seu smartphone e pelo sistema interno da MINI/BMW.

Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real por meio do Pacote Connected Navigation Plus, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge (igual ao da BMW), como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.

Todas as informações sobre consumo e modos de condução também estão disponíveis na central da MINI, isso sem falar no pacote de som que está incluso neste automóvel e que tem a assinatura da Harmann. Ouvir músicas no MINI Countryman S E é um show à parte.

1. Chevrolet Onix Plus Premier

O Onix Plus Premier apresenta a melhor central multimídia no mercado, a nova geração do Chevroley My Link. Logo de cara, podemos ver o sistema está mais responsivo, com melhor resolução e mais completo. O espelhamento com os celulares iOS e Android continua perfeito e mais informações foram adicionadas ao sistema, como o pacote de serviços OnStar, exclusivo da GM, e também o controle da climatização do carro. Além disso, é possível parear dois celulares ao mesmo tempo.

As 5 melhores centrais multimídia de carros de 2019 - 6
Imagem: Matheus Argentoni

Isso tudo, porém, pode ser, de certa maneira, ofuscado pelo principal avanço dentro do pacote tecnológico deste carro: o Wi-Fi nativo. Oferecido em parceria com a Claro por meio de assinatura de pacotes, o Wi-Fi do Onix 2020 é capaz de suportar até seis smartphones com velocidade de conexão muito boa. Em nossos testes, foi possível assistir a filmes da Netflix ou vídeos grandes do YouTube sem o menor problema, tanto na cidade quanto na estrada. Atualizações de sistema podem ser feitas por meio desta conexão também, sem que o usuário precise autorizar.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..