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Audi e-Tron: passamos um dia com o primeiro SUV 100% elétrico da marca




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Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o Audi e-Tron é a porta de entrada da Audi dentro do segmento de carros elétricos. Ele é o primeiro veículo da marca a ter uma motorização 100% elétrica e está posicionado em um segmento que podemos considerar como Super-Premium, com valor e porte semelhantes aos do Audi Q7.

A experiência com o veículo foi a melhor possível. O e-Tron tem tudo aquilo o que esperamos de um carro elétrico desse porte, é extremamente ágil, tem autonomia respeitável, é muito confortável, está equipado com o que há de melhor em conectividade e traz, claro, inovações que vão além da motorização.

Sabemos de antemão, porém, que ter um carro elétrico no Brasil ainda não é fácil e por várias questões, que vão desde o preço dos automóveis até a falta de infraestrutura para o carregamento deles. Isso, no entanto, não deve te afastar – caso você tenha condições – de ter um e-Tron. Ele impressiona.


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Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Canaltech teve a oportunidade de passar um dia com o primeiro SUV 100% elétrico da Audi em sua versão topo de linha, a Performance Black, e vai te contar como foi. Vem com a gente!

Cadê o retrovisor?

O Audi e-Tron mostra suas credenciais nos mínimos detalhes. Ao observar o veículo de fora, pode até parecer que se trata de um carro normal, como os que estamos acostumados a ver, mas, ao entrar na cabine, logo nos deparamos com o que podemos chamar de “futuro”. Tudo o que os nossos olhos podem ver parece ter sido minuciosamente pensado para nos transmitir a sensação de estarmos mesmo em um carro futurista. Desde o cluster principal, passando pelo multimídia e chegando até o controle do clima e iluminação internos.

Os assentos possuem costura que lembra placas de um circuito elétrico, com os ajustes sendo todos elétricos. A área do motorista, aliás, foi projetada com todos os mostradores apontando para o banco do condutor, com o propósito de facilitar os comandos de mídia e direção.

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Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Mas, o que chamou mesmo a atenção do Audi e-Tron quando falamos de aparência e mordomias foram os retrovisores – bem, a ausência deles, na verdade. O SUV é o primeiro veículo da marca alemã a contar com câmeras posicionadas nas laterais que mostram tudo o que acontece lá fora por meio de monitores internos de 7 polegadas com tecnologia OLED de 1.280 x 800 pixels, cujo brilho se ajusta automaticamente. Durante nossos testes, que foram na luz do dia, notamos que o funcionamento deles é perfeito e a adaptação foi rápida (perto de 30 minutos).

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Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Além da imagem ser bem nítida, esse pacote tecnológico conta com alguns itens de segurança a mais, como como o Assistente de Tráfego Reverso, que informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário, o Exit Warning Assist, um aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo e o Audi Side Assist, um alerta de perigo em mudança de faixa.

Ainda teremos a chance de experimentar essa feature à noite e na chuva (caso possível), mas a inclusão desse item no e-Tron foi bem pertinente e vai ao encontro do que a montadora pensa para o produto.

É um SUV, mas pode chamar de nave

Como já explicamos aqui em outras experiências com carros elétricos, esses veículos estão longe de serem insossos e lerdos. Muito pelo contrário. Pelo torque ser imediato, mesmo modelos mais modestos dão uma sensação muito gostosa e ágil de dirigir. Mas, quando chegamos a um produto no nível do Audi e-Tron, essa sensação ganha contornos de adrenalina.

Montado sobre a plataforma MEB, o novo modelo é equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 66,4 kgf/m de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 30,9 kgf/m de torque na frente e 165 kW de potência e 35,5 kgf/m no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, ele é capaz de fazer um 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, mesmo pesando 2.655kgs. A tração, como é de se esperar, é integral.

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Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

A sensação de dirigir, seja na estrada ou na cidade, é fantástica. Ao pisar no acelerador, sentimos logo de cara toda a potência do automóvel, nos proporcionando ultrapassagens realmente fáceis e retomadas ágeis e seguras. A direção, que é elétrica, se comporta muito bem e está bem calibrada, mas poderia ser um pouco mais firme em momentos de maior velocidade.

Além disso, o SUV conta com o Audi Drive Select, que dá ao condutor a possibilidade de escolher entre alguns modos de direção: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. No modo Dynamic, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos. Há, também, os modos em que é privilegiado o consumo, mas abordaremos esse assunto mais adiante.

É interessante notar, também, o silêncio ao dirigir o e-Tron. O motor é extremamente silencioso e só emite um barulho um pouco mais agudo (porém baixo), quando aceleramos muito forte. O isolamento da cabine é dos melhores que pudemos presenciar, dando a sensação de estarmos mesmo em uma espaçonave.

Autonomia de respeito

Uma das maiores preocupações quanto aos carros elétricos, seja no Brasil ou no exterior, é quanto à autonomia. De acordo com a Audi, o e-Tron é capaz de rodar até 436km em circuito misto, privilegiando sempre a cidade e deslocamentos mais curtos. Não chegamos a fazer isso durante o período de testes, mas, rodamos perto de 6 horas com o automóvel e algo em torno de 1/3 da bateria ainda estava disponível na devolução. O SUV é equipado com um sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio.

Considerando que em boa parte do trajeto estivemos na estrada, é possível dizer que, dependendo do seu uso, não será necessário se preocupar com o carregamento do e-Tron se você utilizá-lo para o dia a dia. A administração da autonomia pode ser feita com o carregamento tradicional, com um adaptador doméstico que é disponibilizado ao comprar o automóvel, o carregamento rápido feito em postos de recarga indicados pela Audi ou com a frenagem regenerativa, que pode lhe garantir uns quilômetros a mais de bateria.

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Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

A novidade aqui, porém, vai para a possibilidade de o motorista selecionar o grau de recuperação de energia em três níveis utilizando as aletas localizadas atrás do volante, que lembram os tradicionais shift-paddles de marcha. No nível 0, o SUV não recupera energia quando o motorista solta o pedal do acelerador. No nível 1, de desaceleração mínima, e no nível 2, de alta desaceleração, os motores elétricos geram torque de freio regenerativo, fazendo com que o carro reduza a velocidade notavelmente enquanto produz eletricidade – o motorista pode desacelerar e acelerar usando apenas o pedal do acelerador, criando a sensação de pedal único. Em baixas velocidades, praticamente não há necessidade de usar o pedal do freio, por exemplo.

Além de ajustar manualmente o nível de recuperação com as aletas do volante, o motorista também pode selecionar o modo automático no sistema. Assim, o e-Tron pode aproveitar seu potencial máximo de recuperação em combinação com o sistema de controle integrado de freios eletro-hidráulicos. Segundo a montadora, o Audi e-Tron é o primeiro veículo no mundo a usar esse tipo de sistema em um carro elétrico produzido em série.

Versões e preços

O Audi e-tron será comercializado em duas versões recheadas de equipamentos de série. A versão Performance traz dentre os itens de conforto bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura, projeção do logotipo e-tron em todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções.

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Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.

Entre os equipamentos de informação e entretenimento, os principais destaques são rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android. A estrutura do menu é intuitiva como em um smartphone e muitas funções também podem ser controladas através do sistema de controle de voz natural. Há também o Audi virtual cockpit plus, onde o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na forma de gráficos nítidos e de alta resolução. Como opcional nesta versão existe apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, pre-sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist.

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Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

A versão topo de linha Performance Black, testada pelo Canaltech, agrega bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos na cor cinza volcano e teto interior na cor preta. No exterior, incorpora o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e pinças de freio laranja. De série nessa versão há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes. Na Performance Black, além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, os clientes podem acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o Audi Side Assist. As rodas em ambas as versões são de 21 polegadas, mas na Performance Black o desenho é exclusivo.

Produzido na fábrica de Bruxelas, na Bélgica, o Audi e-tron tem garantia de 4 anos no veículo e 8 anos nas baterias.

Preços

Audi e-Tron Performance – R$ 499.990,00 (no lançamento, R$459.990,00)
Audi e-Tron Performance Black – R$ 539.990,00 (no lançamento, R$499.990,00)

Experiência única, mas para poucos

Apesar do pouco tempo no comando do Audi e-Tron, dá para dizer com segurança que o SUV 100% elétrico da montadora alemã é um produto formidável. Seu desempenho e tecnologia saltam aos olhos e nos fazem ter um gostinho de futuro como poucos automóveis atualmente.

Apesar disso, toda essa abundância de tecnologia e cobra um preço muito caro e, diante dos desafios estruturais que temos no Brasil, esse é um carro que, infelizmente, é para poucos. Mas, se você tiver condições e souber se adaptar a essa realidade, não há, hoje, um veículo melhor do que este. Vale a pena.

O Audi e-Tron utilizado para esta análise foi gentilmente cedido ao Canaltech pela Audi do Brasil.

Fonte: Canaltech

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