Mundo Tech

BNDES aprova projeto de Internet das Coisas para cidades inteligentes




BNDES aprova projeto de Internet das Coisas para cidades inteligentes - 1

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) promete revolucionar a indústria e as cidades inteligentes com a chegada da próxima geração de Internet móvel, o 5G. Por isso, várias administrações municipais em todo o Brasil vêm buscando a implementação das aplicações de IoT, que já trazem avanços nas áreas da segurança pública, mobilidade, eficiência energética e defesa civil. Agora, o Banco Econômico Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES) aprova um aporte de US$ 2,98 para o setor no país.

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) pretende implantar quatro casos de uso inovadores em um ambiente real e de grande relevância nacional em Campinas, no interior de São Paulo. Esses testes avaliam as quatro camadas da IoT (dispositivos, conectividade, suporte à operação e segurança) e são interoperáveis, por meio da utilização da plataforma de código aberto dojot, desenvolvida pelo próprio centro.

BNDES aprova projeto de Internet das Coisas para cidades inteligentes - 2
(Imagem: Reprodução/Pixabay)

“Trata-se de um projeto complexo, que contempla várias aplicações IoT destinadas a melhorar a vida do cidadão nas cidades inteligentes. As cidades apresentam desafios tanto para os gestores públicos como para a iniciativa privada, em diversas áreas. Com o uso adequado de tecnologias IoT, é possível superar esses desafios e contribuir para a maior eficiência da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população das cidades”, afirma o presidente do CPQD, Sebastião Sahão Júnior.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Exemplos de aplicação

Entre os pilotos e casos de uso há um que pretende ampliar a capacidade de vigilância e de monitoramento de áreas da cidade para mitigar situações de risco à segurança do cidadão. Uma dessas aplicações envolve o videomonitoramento com câmeras de alta definição, auxiliado por visão computacional, com o objetivo de aumentar a produtividade dos agentes.

Outra frente consiste em um portal de rastreamento de veículos e placas, para aprimorar a segurança e a mobilidade urbana. Para isso, a intenção é ampliar o número das estações de reconhecimento e identificação de automóveis, a partir de sensores inteligentes conectados via tecnologia sem fio IoT de última geração.

BNDES aprova projeto de Internet das Coisas para cidades inteligentes - 3
(Imagem: Reprodução/Pixabay)

Além da implantação e integração, o projeto inclui a avaliação dos resultados e impactos da aplicação de IoT na cidade. A intenção é não só validar a tecnologia ou as soluções implantadas, mas, principalmente, avaliar sua aplicação no ambiente urbano, de forma a extrair dados que servirão de base para a experiência em outras cidades.

Parcerias

O acordo de estudo “Internet das Coisas: Um plano de ação para o Brasil” é realizado para o BNDES e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por meio do consórcio formado pela McKinsey, CPQD e Pereira Neto/Macedo Advogados.

Para atender à complexidade do projeto, os dois pilotos contemplados no plano aprovado pelo BNDES serão conduzidos pelo CPQD em conjunto com um ecossistema formado por 15 parceiros — entre usuários (secretarias e empresas públicas, por exemplo), startups, empresas de serviços até gigantes globais de tecnologia, com atuação nos diversos elos da cadeia da IoT.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..