Mundo Tech

Brasil e França estreitam laços e assinam acordo de projetos espaciais




Brasil e França estreitam laços e assinam acordo de projetos espaciais - 1

Em visita do ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), à França, o Brasil assinou um acordo com o país europeu atestando seu interesse em projetos espaciais conjuntos envolvendo a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES).

A parceria tem como objetivo estreitar laços entre os países em assuntos aeroespaciais, e prevê a cooperação mútua para o intercâmbio de projetos, incluindo iniciativas para o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão — isto é, se o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos for aprovado no Congresso Nacional.

O CNES foi fundado em 1961 e é o órgão do governo francês responsável por formular e implementar a política espacial da França, criando os sistemas espaciais do futuro e amadurecendo novas tecnologias para que a França tenha um acesso independente ao espaço, para além de sua participação na ESA (a agência espacial europeia).


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Ainda, para o MCTIC, a ideia é firmar tratados semelhantes também com outros países de interesse.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..