Mundo Tech

Chrome vai avisar se sua senha foi comprometida em vazamentos

Chrome vai avisar se sua senha foi comprometida em vazamentos - 1

O Google pode melhorar a forma como ajuda usuários a protegerem suas senhas. A empresa quer tornar padrão no Chrome uma ferramenta chamada Password Checkup, que informa se uma senha que você está usando foi comprometida em algum grande vazamento de dados.

A ideia é que, quando você entrar com os dados de login em algum serviço, um popup apareça e indique se a sua senha não conta em um grande banco de dados atrelado ao seu e-mail. Junto disso, a ferramenta também deve dizer se a sua senha está sendo usada em outros serviços, recomendando a troca para fortalecer a segurança.

A tecnologia foi desenvolvida em cima de uma extensão do Chrome com o mesmo nome, lançada no começo do ano e que já foi baixada mais de um milhão de vezes. Segundo a empresa, quase metade dos usuários descobriram que suas senhas estavam comprometidas.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Em pesquisa realizada pela gigante, mais de 4 bilhões de pessoas e senhas foram comprometidas por conta de vazamentos de empresas terceirizadas. O objetivo da Google, agora, é colocar essa ferramenta como padrão no Chrome e em outros serviços da empresa. Não será necessário ativar nenhum recurso para a novidade fu ncionar.

Segundo o site Have I Been Pwned, que lista usuários e senhas de grandes vazamentos, ainda há muita gente que não se preocupa com seus dados. Um exemplo é que 23, 2 milhões de contas na plataforma usam a senha “123456”, uma das mais frágeis.

Segundo levantamento do National Cyber Security Centre (NCSC), menos de 30% dos usuários dos Estados Unidos usam uma senha forte, misturando letras e números em suas contas de e-mail.

Algumas boas práticas são: não manter a mesma senha para todos os serviços, evitar palavras óbvias, misturar letras e números e não ter um arquivo em seu computador com todas as senhas anotadas.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste