Mundo Tech

Cientistas criam robô cirúrgico feito a base de hidrogel e movido à luz




Cientistas criam robô cirúrgico feito a base de hidrogel e movido à luz - 1

Um novo tipo de robô cirúrgico está sendo desenvolvido por engenheiros da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Batizado de OsciBot, devido ao seu movimento oscilante, o robô é minúsculo, feito de hidrogel responsivo à luz e pode ser controlado e alimentado apenas com um feixe de luz.

A nova tecnologia pode ser um grande avanço para a tecnologia médica, permitindo que pequenos e macios robôs possam conduzir cirurgias importantes em um paciente, assim como já fazem nanorrobôs que passeiam pelo corpo liberando medicamentos ou fazendo a reconstrução de tecidos.

O primeiro protótipo produzido pela equipe tem o formato de cilindro e conta com apenas dois centímetros de comprimento, posicionado em um pequeno vaso com água. Com a ajuda de uma constante fonte de luz, o cilindro teve o seu movimento controlado pelos cientistas, oscilando uma vez por segundo. Fazendo testes com cilindros com comprimento e largura diferentes, pode-se obter novas formas de movimento.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Cientistas criam robô cirúrgico feito a base de hidrogel e movido à luz - 2
Simulação do movimento do robô no corpo humano (Imagem: Reprodução/UCLA)

Em novos testes, foi desenvolvido um robô que tem o formato de uma pequena prancha de surf, com a sua cauda sendo usada para fazer a absorção da luz para o aquecimento. Com isso, o hidrogel se expande e empurra um pouco do conteúdo de água, fazendo com que o robô navegue em direção à fonte de luz. Ao ficar na sombra, o robô relaxa.

Cientistas criam robô cirúrgico feito a base de hidrogel e movido à luz - 3
Imagem: Reprodução/UCLA

Este processo pode ser repetido diversas vezes, sem que as fontes externas de luz precisem agir com pulsações complicadas. Com a luz sendo exposta em volta do robô, ele também pode mudar de direção.

Yusen Zhado, principal autor do estudo, disse que o projeto pode ser só o começo para a criação de uma variedade de robôs movidos à luz presente em seus arredores, sem que seja preciso depender de baterias ou cabos.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..