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Como as marcas voltam-se para as redes sociais como o novo canal de compras




Como as marcas voltam-se para as redes sociais como o novo canal de compras - 1

*Por Juan D’Antiochia

As plataformas de redes sociais já são parte integrante do dia-a-dia do brasileiro. Desde ler as últimas notícias, fazer contato com os amigos ou verificar a agenda de eventos, as redes sociais são indispensáveis para o convívio com familiares e a troca de informações no trabalho. Mais recentemente, essas plataformas se estabeleceram como canais para o eCommerce – convergindo as linhas entre a socialização e as compras.

Pesquisa recente da Qualibest indica que 62% dos brasileiros já compraram por redes sociais, tendo como plataformas mais populares os grupos de Facebook e de WhatsApp.


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A ascensão do comércio em plataformas digitais está ligada ao crescimento exponencial dos dispositivos móveis. Os consumidores de hoje, especialmente os mais jovens (millenials), conectam-se cada vez mais com pessoas e acessam informações por meio de smartphones, e não pelo navegador tradicional em computadores. Dados da Worldpay from FIS¹ indicam que 78% dos brasileiros preferem comprar por aplicativo ou através de redes sociais, e as principais razões são velocidade e simplicidade.

Com consumidores interagindo por meio de smartphones e aplicativos de redes sociais, os varejistas precisam aproveitar todo esse poder das plataformas. Abaixo, uma análise sobre o cenário em cada rede social e o potencial de compras nas plataformas online mais populares do Brasil:

Facebook

Com mais de 130 milhões de usuários no país, o Facebook é o pioneiro no eCommerce. A integração entre anúncios, oportunidades de varejo e vida social estão entre as vantagens, já que se concentram em um só lugar. A ferramenta é tão simples que, em poucos cliques, os comerciantes expõem e vendem seus produtos. Além disso, os consumidores podem comprar produtos, com uma experiência frictionless (sem atrito) e sem sair do aplicativo do Facebook, evitando o abandono de carrinhos e aumentando as chances de conversão da compra.

Instagram

O Instagram continua a lançar ferramentas inovadoras que podem ser grandes aliadas do eCommerce, especialmente no Brasil. O país é o terceiro com mais usuários na plataforma, chegando a mais de 60 milhões. O Instagram Shopping, ferramenta lançada em 2018, permite que lojistas postem fotos de seus produtos com tags que abrem numa aba do aplicativo o site do eCommerce. Assim como no Facebook, a experiência de compra é simples, rápida e o consumidor tem a impressão e que ela foi ”invisível”. Há também o Instagram TV (IGTV), que permite que as marcas postem vídeos de até uma hora de duração e que, diferentemente dos stories, não desaparecem após um dia. É um grande instrumento para envolver clientes e apresentar produtos.

WhatsApp

Com 125 milhões de usuários ativos no Brasil, o WhatsApp é outra ferramenta de venda poderosa, já que a taxa de abertura das mensagens recebidas por lá é mais alta dos que a de e-mails. O aplicativo também permite que você crie listas de distribuição, mandando a mesma mensagem para diversos contatos.

Facebook Messenger

Embora tecnicamente o Messenger faça parte do Facebook, os varejistas têm muito a ganhar ao olhar para ele como um canal separado em que as oportunidades são únicas. Uma das possibilidades já utilizadas por varejistas são bots para se comunicar com os clientes e obter vendas por meio do botão “comprar” integrado ao aplicativo. As marcas podem até pagar para entregar anúncios patrocinados aos usuários, desde que eles tenham se engajado com a marca no passado. Fica claro que o Messenger está no caminho de um comércio cada vez mais conversacional.

É comum também usar mais de uma dessas ferramentas para fechar vendas. Muitos negócios que estão começando e não contam com um eCommerce exibem seus produtos no Instagram e fecham negócio no WhatsApp, por exemplo.

À medida que o futuro do varejo on-line evolui, as redes sociais, sem dúvida, continuarão a desempenhar um papel importante na forma como fazemos compras online. Comerciantes que desejam capitalizar as possibilidades de compras devem se lembrar de dois princípios-chave: diversão e conveniência. Quando a navegação e a compra parecem uma extensão agradável e natural das mídias sociais, os consumidores estarão mais propensos a concluir a compra e voltar a fazer novos negócios.

1 FIS’s Worldpay Mobile Payment Journey

Sobre os dados

Os números citados são retirados de análises dos dados globais das transações de comércio eletrônico feitas pela Worldpay by FIS, a menos que haja indicação ou referência do contrário. O pacote de soluções Worldpay da FIS faz parte do negócio de soluções comerciais da FIS, que atende comerciantes e provedores de comércio eletrônico em todo o mundo. A FIS adquiriu a Worldpay em 31 de julho de 2019.

*Juan D’Antiochia, é Vice-Presidente de Operações de Soluções para Comércio Eletrônico e Corporativo para a América Latina da FIS

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Fonte: Canaltech

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