Mundo Tech

Como desinstalar vários aplicativos ao mesmo tempo nos smartphones Android

Como desinstalar vários aplicativos ao mesmo tempo nos smartphones Android - 1

Embora desinstalar aplicativos no Android não seja uma tarefa difícil, quando se trata de remover vários deles ao mesmo tempo, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas. No entanto, quando a quantidade de aplicativos em seu smartphone se torna excessiva e começa a comprometer a memória do aparelho, é possível desinstalar aplicativos em grande quantidade de uma só vez. O melhor de tudo: sem precisar de root ou ter feito qualquer instalação prévia. Confira no tutorial abaixo:

Como desinstalar vários aplicativos ao mesmo tempo no Android

  • Primeiro, acesse a Google Play Store. Depois, pressione a opção “Meus Apps e Jogos”;
  • Em seguida, selecione “Instalados”;
  • Em “Armazenamento e Espaço Livre”, você poderá ver quanto espaço ainda resta para baixar apps. Toque sobre a frase e selecione a opção “Liberar espaço”;
  • Marque todos os aplicativos que você deseja desinstalar com um “check”;
  • Por último, selecione a opção “Liberar MB/GB”.
Como desinstalar vários aplicativos ao mesmo tempo nos smartphones Android - 2
Desinstalar aplicativos via Play Store é simples (Imagem: Reprodução/Noticiasdodia.net)

Essa ferramenta da Google Play Store permite, além de desinstalar aplicativos indesejados, saber exatamente quantos MB ou GB de memória os programas atuais do seu smartphone têm utilizado. Assim, ela pode funcionar como uma boa opção de Gerenciador de Aplicativos.

Como desinstalar aplicativos e jogos em seu smartphone usando as configurações

Também é possível desinstalar aplicativos diretamente através das configurações de seu Android.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

  • Primeiro, já no menu “Configurações”, selecione “Apps e Notificações”;
  • Em seguida, selecione o aplicativo ou jogo que irá ser desinstalado;
  • Pressione a opção “Desinstalar”.

Vale ressaltar que, sempre que quiser reinstalar um aplicativo, basta acessar a Google Play Store e realizar o processo de download normalmente. Não existe nenhuma necessidade de manter aplicativos não usados no menu do seu celular.

Já se você deseja desinstalar aplicativos que já vieram em seu Android, o processo é um pouco diferente. Devido a complicações no processo de instalação, não é possível desinstalá-los completamente, uma vez que isso pode comprometer a funcionalidade do aparelho. No entanto, sempre é possível desativá-los. Para isso, vá até as configurações, selecione “Apps e Notificações” e, em seguida, o aplicativo que deseja desativar. Por último, basta pressionar o botão “Desativar”.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech