Mundo Tech Tecnologia

Como recuperar áudios perdidos no WhatsApp de maneira prática

Como recuperar áudios perdidos no WhatsApp de maneira prática - 1

Perder arquivos importantes é, sem dúvida, algo que aborrece muitos donos de smartphones. Quando isso ocorre em um aplicativo, como no caso do WhatsApp, é ainda pior, pois muitos acreditam que ele está perdido para sempre.

No entanto, seguindo os passos deste artigo, é possível recuperar áudios do WhatsApp e outros arquivos.

Como recuperar um áudio no WhatsApp

Há três formas diferentes para você recuperar um áudio no WhatsApp. A primeira consiste no caso de o áudio ter sido apagado do seu smartphone, mas não a conversa. Caso isso tenha acontecido, basta que você recupere-o na própria conversa, localizando a mensagem na qual ele foi enviado e baixando-o novamente.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Já, caso a sua mensagem tenha sido apagada, mas você já tiver baixado o áudio anteriormente, há dois modos de recuperá-lo.

O primeiro consiste em acessar a sua pasta de áudios do WhatsApp em seu celular e reproduzir cada um deles até encontrar o que estava procurando. É possível utilizar um aplicativo gerenciador de arquivos para realizar essa tarefa. Depois, acessando os arquivos do seu cartão de memória, você poderá recuperar os áudios que foram apagados do WhatsApp.

Além disso, os smartphones Android contam com uma boa ferramenta para localizar itens de conversas antigas do WhatsApp: o Notification History. Basta baixá-lo na Play Store para que ele comece a arquivar seu histórico de notificações e informe quando algum arquivo for apagado. Essa é uma alternativa interessante para quem não deseja perder mais nenhum arquivo no futuro.

Como recuperar áudios perdidos no WhatsApp de maneira prática - 2
Captura de tela: Ariane Velasco

 

Caso tanto a sua conversa quanto os áudios tiverem sido apagados, é possível contar com o backup do WhatsApp (essa opção só vale se você tiver configurado seu smartphone para fazer o backup):

  • Primeiro, entre em “Configurações” > “Aplicativos” > “WhatsApp” > “Armazenamento” e selecione a opção “Limpar dados”;
  • Depois, clique em “OK”;
  • Em seguida, abra o WhatsApp no seu Android e insira novamente o seu número de telefone;
  • O WhatsApp irá encontrar o backup do Google Drive e perguntá-lo se deseja restaurar suas conversas. Clique em “restaurar”.

Para recuperar mensagens do WhatsApp no iPhone

Caso você tenha deletado alguma mensagem e utilize o iOS, você deverá, antes de tudo, certificar-se de que o seu celular contém um backup automático ativo através do iCloud (a nuvem da Apple). Para isso, vá até “Ajustes” e clique sobre o seu nome. Depois, selecione “iCloud” e verifique se o WhatsApp está ativo:

Como recuperar áudios perdidos no WhatsApp de maneira prática - 3
Captura de tela: Ariane Velasco

 

Caso não exista um backup automático configurado, você não poderá recuperar as suas mensagens ou áudio do WhatsApp. No entanto, é possível ativar a ferramenta para que ela arquive informações importantes futuramente. Caso o backup esteja ativo, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Primeiro, desinstale o WhatsApp e instale-o novamente a partir da App Store;
  • Depois, insira seu número novamente. O aplicativo irá lhe avisar de que existe um backup salvo no iCloud;
  • Siga as instruções dadas pelo app e recupere as suas conversas salvas.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste