Mundo Tech

Como regularizar o CPF pela internet




Como regularizar o CPF pela internet - 1

Só quem já teve o CPF (Cadastro de Pessoa Física) suspenso sabe como é levar um susto ao receber a notícia, principalmente se ela é dada durante alguma tentativa de cadastro para crédito durante compras em uma loja.

Um CPF suspenso significa que alguma informação de seu cadastro na Receita Federal está incompleta ou até mesmo incorreta. Quando isso ocorre, é necessário regularizar sua situação, uma vez que ela impede que você abra conta em bancos, faça empréstimos, tire o passaporte, participe de concursos públicos e, em caso mais extremos, receba sua aposentadoria.
A boa notícia é que agora é possível regularizar o CPF pela internet, sem filas, perda de tempo ou burocracia. Confira a seguir:

Como regularizar o CPF pela internet

Passo 1: acesse o site oficial da Receita Federal e, na tela de início, clique na opção “CPF”.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Como regularizar o CPF pela internet - 2
Lembre-se de verificar se o site acessado é realmente o oficial, que deve ter “.gov” no endereço (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: no menu seguinte, selecione “Regularizar cadastro CPF”.

Como regularizar o CPF pela internet - 3
Além de regularizar o CPF pela internet, a Receita Federal também permite ter uma cópia dele no celular, através do app oficial (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: uma tela com instruções sobre a regularização do CPF pela internet será exibida. É importante que ela seja solicitada apenas por quem não foi obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda nos últimos cinco anos. Além disso, menores de 16 anos não podem solicitá-la, mas somente seus responsáveis legais.

Como regularizar o CPF pela internet - 4
Leia as regras antes de entrar com seu pedido de regularização do CPF (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: na tela acima, clique em “Pela internet, se o CPF estiver na situação cadastral suspensa”. Depois, insira dados para identificação como o número do documento, seu nome completo, nascimento, naturalidade, entre outros, que são essenciais para uma identificação correta. Lembre-se que tanto o seu nome quanto o nome de sua mãe deve ser escritos da mesma maneira que estão registrados na Certidão de Nascimento ou de Casamento, para evitar problemas futuros.

Como regularizar o CPF pela internet - 5
Certifique-se de que todos os dados estão corretos a fim de evitar problemas futuros (Captura de tela: Ariane Velasco)

Uma vez que você tenha enviado todas as informações, basta clicar em “Enviar”. Em alguns casos, é necessário comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal para concluir o processo, mas eles são raros. O comparecimento pode ser feito em até 90 dias a partir da data do pedido.

E você, sabia que já era possível regularizar seu CPF pela internet? O que acha sobre a modernização do governo também para a emissão ou mudança de documentos (como o DNI, que, ao que tudo indica, será implementado este ano)? Conte pra gente nos comentários.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..