Com a pandemia do novo coronavírus, as redes sociais registraram crescimento no número de notícias sobre o assunto sendo compartilhadas, inclusive sendo preciso combater a disseminação de anúncios abusivos e as fakes news, como também o número de vídeos e transmissões ao vivo aumentarem exponencialmente.
- YouTube vai para cima do TikTok com novo recurso até o fim de 2020
- YouTube cria seção exclusiva para notícias sobre o coronavírus
Nesse cenário, o Youtube e Tik Tok notaram um dado interessante, principalmente nas últimas semanas: boa parte dos conteúdos produzidos se tratam de tutoriais ensinando a como elaborar uma máscara caseira.
Ao pesquisar por “máscara facial DIY” no YouTube, por exemplo, são exibidos centenas de resultados ensinando a fazer o item com vários materiais e formas. No TikTok o fato se repete e, inclusive, Marc Sebastian, criador e modelo da rede social, é um grande incentivador da causa e, em vídeo publicado no seu perfil, ensina a costurar máscaras caseiras de tecido:
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
@marcsebastianfok last time uploading to try to make it downloadable then I give up ##gay ##foryoupage ##foryou ##diyproject ##distancedance ##celebratedoctors ##sewing
“Usar uma máscara de tecido é melhor que nada e estamos em um ponto em que… algo é melhor que nada”, revela Sebastian em entrevista ao site Mashable.
Ministério da Saúde também ensina a fazer máscaras caseiras
No início da pandemia a recomendação era que apenas pessoas doentes utilizassem a máscara. Porém, na última quinta-feira (2), o Ministério da Saúde liberou novas diretrizes seguindo orientações internacionais incentivando o uso das máscaras.
Inclusive, seguindo a tendência do YouTube e TikTok, o perfil da secretária da saúde no Twitter publicou um vídeo tutorial de como fazer a sua própria máscara utilizando itens fáceis de se encontrar em casa:
😷Usar máscara de pano quando precisar sair de casa é mais uma forma de reforçar a proteção contra o #coronavírus, junto com o distanciamento social, lavagem das mãos e etiqueta respiratória.É fácil fazer. Confira as dicas.
Saiba mais https://t.co/vAJ6LuHZDb#MinhaMáscara pic.twitter.com/qS10Qd6djY— Ministério da Saúde (@minsaude) April 4, 2020
Vale ressaltar alguns pontos importantes como o uso individual do utensílio somente quando precisar ir à rua e no período máximo de duas horas. Após esse tempo, é preciso que a máscara seja trocada e, assim que chegar em casa, a mesma seja higienizada.
E você, leitor(a), já fez a sua própria máscara caseira? O que acha da medida? Conta para a gente aqui no espaço dedicado para os comentários!
Trending no Canaltech:
- Fim do mundo? Barulho no céu tem explicação científica e relação com pandemia
- Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais “silenciosa”; entenda
- TikTok | Canal oficial do Estado de SP faz sucesso no combate à pandemia
- Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas para o isolamento [EDIÇÃO ESPECIAL]
- Auxílio emergencial: saiba quem tem direito e como receber
Fonte: Canaltech