Mundo Tech

Corretor do Microsoft Word passa a considerar dois espaços após ponto como erro

Publicidade



Corretor do Microsoft Word passa a considerar dois espaços após ponto como erro - 1

Existe uma discussão que já dura décadas e que passou a ser ainda mais debatida depois do avanço dos corretores ortográficos: o que é correto, o uso de um espaço ou dois ao final de uma sentença com ponto? Pode ser que para a maioria das pessoas que está lendo o certo seja um, mas nem sempre foi assim. E uma atualização do Microsoft Word pretende acabar de vez com essa dúvida.

Para entender como essa “tretinha” nasceu, é preciso voltar no tempo das máquinas de escrever, que usavam o exato mesmo tamanho de caracteres para um “m”, um “i” ou um espaço. Assim, quando as pessoas terminavam uma frase, elas normalmente usavam dois espaços, para deixar claro que se tratava de uma nova sentença.

Corretor do Microsoft Word passa a considerar dois espaços após ponto como erro - 2
Pessoal do The Verge brinca com a decisão (Reprodução/The Verge)

Só que, como sabemos faz tempo, no ambiente digital as fontes abordam diferentes tamanhos para os caracteres, para que fiquem proporcionais ao seu preenchimento na tela e no papel — o que, convenhamos, deixa tudo mais fácil de ler, otimiza as dimensões de todo o texto e também ajuda a economizar na impressão. Contudo, isso não impediu que a discussão continuasse e em 2018 a conversa até ganhou ares mais sérios, com um estudo recomendando os dois espaços como a forma correta de escrever.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Bem, não adiantou nada, porque a Microsoft vem testando uma mudança na versão desktop do Word, que passa a considerar os dois espaços como erro durante a revisão automática de texto. Ainda será possível desabilitar a sugestão de correção, mas, ao que parece, o debate finalmente deve terminar. A atualização deve acontecer muito em breve.

E você, ainda acha que o uso dos dois espaços é que é o certo? Deixe seus comentários para sabermos sua opinião.

Fonte: Canaltech