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Em campanha publicitária, Snapchat zomba Instagram sobre “amigos reais”




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Nos esportes, existe o conceito de trash talk, quando um atleta adota um perfil zombeteiro e começa a tirar sarro, publicamente, de seu oponente. Nos negócios, essa prática existe de forma mais sutil e controlada, mas às vezes aparecem umas ações dignas de menções.

O caso mais recente que demonstra isso é o do Snapchat: a plataforma que inventou o conceito de Stories nas redes sociais usou o seu momento de boa lucratividade para promover uma nova campanha publicitária que ataca o seu principal concorrente, o Instagram. E o mais interessante é que o próprio Instagram acabou colaborando com isso.

A campanha foi montada em duas fases: a primeira envolveu a publicação no Instagram de uma série de posts e stories patrocinados que fazem menção a diversas citações famosas. O Snapchat não tem uma presença oficial no Instagram, então valeu-se de diversos perfis com alto volume de engajamento e seguidores, que são mais conhecidos por postarem frases motivacionais.


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(Imagem: Divulgação/Snap)
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(Imagem: Divulgação/Snap)

Tal ação foi a porta de entrada para uma campanha mais intensa, envolvendo outdoors, comerciais de TV e rádio, anúncios impressos e online que devem percorrer diversos países nos próximos dois meses.

Todo o material fazendo alusão ao fato de que o Snapchat é feito para “amigos reais”, implicando, evidentemente, que outras redes são para falsos amigos. Sutil, muito sutil.

O Snapchat está usando a nova linguagem para se promover como uma plataforma social para ser usada entre seus amigos mais próximos, ao passo em que levemente acusa o Instagram de não ser nada mais do que uma espécie de “concurso de popularidade”.

“Quando lançamos o Snapchat há mais de sete anos, não tinha nada a ver com capturar o ‘momento Kodak’, ou tentar aparentar uma beleza ou perfeição em uma foto”, disse a Snap, empresa responsável pela plataforma, em um post em seu blog. “Nós queríamos criar uma forma para que nossos amigos pudessem se expressar e compartilhar como se sentiam naquele momento”.

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(Imagem: Divulgação/Snap)

A campanha vem para aproveitar o embalo de recentes relatórios financeiros da empresa, em que os resultados do segundo trimestre apontam para uma alta de 12% no volume da base de usuários. A receita para o período em 2019 foi de US$ 388 milhões e 203 milhões de usuários ativos da plataforma.

“O crescimento de nossa comunidade, engajamento e receita são resultados de várias transições que completamos nos últimos 18 meses”, disse o CEO da Snap, Evan Spiegel, em comunicado. “Estamos ansiosos para seguir nosso ritmo e realizar significantes e contínuos progressos em cada uma dessas áreas”. O executivo atribuiu a alta ao recente redesign do Snapchat no aplicativo para Android.

As publicidades devem ser veiculadas em todos os meios midiáticos por pelo menos dois meses.

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Fonte: Canaltech

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