Mundo Tech

Em meio a crise, startups buscam profissionais




Em meio a crise, startups buscam profissionais - 1

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou essa semana que a taxa de desemprego no Brasil subiu 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro. O aumento foi de 479 mil na comparação com o período encerrado em novembro. Hoje existem mais de 12 milhões de desempregados no país e a tendência é de um cenário ainda pior devido aos impactos do coronavírus sobre a economia.

Mas nem tudo é tragédia. Levantamento recente, realizado pela Revelo, empresa de tecnologia em Recursos Humanos, aponta aumento de 15% nas contratações de posições ligadas a operações e tecnologia. Além disso, com a quarentena, o e-commerce, especialmente no setor de alimentos, tem tido um forte aumento nas venda e consequentemente demanda por novos profissionais.

A Raízs, plataforma que conecta consumidor interessado em alimentos orgânicos aos pequenos produtores de todo o Brasil, é um exemplo. A startup, desde o início da pandemia, dobrou o número de funcionários na parte operacional para comportar os pedidos que aumentou cinco vezes.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Já a Via Varejo está com dezenas de vagas abertas para contratação imediata de profissionais para a área de Tecnologia da Informação (TI). O foco está na admissão de desenvolvedores de softwares (front end e back end) e analistas de dados, entre outras funções, em diversos níveis de senioridade.

A empresa mantém ritmo acelerado no processo seletivo. Da entrevista à admissão, o tempo de contratação leva de uma a duas semanas. Em decorrência da quarentena, as entrevistas estão sendo feitas de forma não presencial. Uma vez contratados, os novos funcionários são integrados dentro do programa de onbording à distância e recebem o equipamento necessário em casa ou buscam em uma central operacional.

A M4U, por sua vez, empresa carioca de tecnologia líder no desenvolvimento de plataformas de pagamento e gestão, conta com 37 vagas abertas. Com a pandemia foi necessário digitalizar as soluções de pagamento para os clientes, o que gerou uma demanda de novos projetos. A startup tem uma política de full remote, por isso os candidatos não precisam ser necessariamente do Rio de Janeiro.

No ramo da psicologia, a Vittude, startup que oferece terapia online, conectando psicólogos a pacientes, teve um aumento de 318% no número de novos pacientes. A empresa lançou o plano trimestral gratuito para os profissionais, que poderão usar a plataforma sem custo algum, já que WhatsApp, Skype e outros sistemas não atendem requisitos de segurança da informação.

A iniciativa é para ajudar o profissional que, do dia para a noite, se viu obrigado a atender online. Apenas em uma semana, o cadastro de psicólogos cresceu 835% e, desde então, a busca de pessoas por apoio emocional e sessões de terapia não parou de crescer. O site da startup, que registrava a marca de 2 milhões de visitantes únicos por mês em períodos normais, já está presente em mais de 50 países, com mais de 60 mil usuários e cerca de 4,5 mil psicólogos cadastrados.

Planos mantidos

Outra boa notícia é que certas empresas continuam com vagas anteriormente abertas mesmo em meio a pandemia, por meio da realização de processos seletivos online. A Contabilizei, escritório de contabilidade que oferece os serviços de forma online, tem 28 novas vagas para as cidades de São Paulo e Curitiba. Por oferecer todos os serviços online, mesmo em tempos como os atuais, a startup não parou os processos seletivos. As entrevistas são feitas por vídeos e testes online. Eles fazem o agendamento de uma call e acompanham o candidato por meio de testes em tempo real.

A Locaweb, empresa de soluções B2B para transformação digital de negócios, também permanece com 42 posições abertas. As vagas abrangem as áreas comercial, atendimento ao cliente, CRM, marketing, engenharia de software, designer, desenvolvedores, segurança da informação, infraestrutura, programação e produtos. As etapas das entrevistas estão sendo realizadas via Skype, Zoom e telefone, sendo que o agendamento prévio das entrevistas se dá por telefone e via invite por e-mail.

A fintech Stark Bank e a Matera, startup voltada ao mercado financeiro, também estão buscando profissionais. Na fintech, o processo seletivo e onboarding (processo de integração) estão sendo feitos por telefone e whatsapp. Desde o início da quarentena, a empresa contratou uma pessoa e está prestes a adicionar mais duas pessoas na equipe. Enquanto na Matera são mais de 200 vagas abertas para Campinas, São Paulo, Maringá e Porto Alegre, em diversas áreas como finanças, marketing, TI, entre outros.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..