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Empresas não podem vincular nome de concorrentes como palavra-chave no GoogleAds




Empresas não podem vincular nome de concorrentes como palavra-chave no GoogleAds - 1

Imagine o seguinte cenário: você é o dono de uma empresa, mas toda vez que um usuário procura sua companhia na Google, são exibidos anúncios da concorrente. Foi isso que aconteceu com uma consultoria de recursos humanos que entrou na Justiça de São Paulo para que a Google desvinculasse as concorrentes de qualquer busca que contenha o seu nome.

Na semana passada, a consultoria conseguiu uma liminar para que a Google deixasse de exibir os anúncios em seus resultados de busca. A decisão é da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial.

De acordo com os documentos da ação, as concorrentes usaram o serviço Google Ads para incluir o nome da consultoria de recursos humanos como palavra-chave de seus anúncios. Assim, toda vez que um usuário buscava pela empresa na pesquisa do Google, encontrava alguma propaganda da concorrente do mesmo setor.


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Empresa usava Google Ads para aumentar penetração entre usuários que pesquisavam concorrente

Os anúncios apareciam mais bem colocados nos resultados de busca da Google do que o site da própria consultoria de recursos humanos. A prática, considerada desleal pela Justiça de São Paulo, acontecia há mais de ano.

Para o relator do recurso, desembargador Cesar Ciampolini, a autora da ação conseguiu comprovar suas alegações, inclusive com registros visuais. “Em situações semelhantes, as Câmaras Reservadas de Direito Empresarial deste Tribunal vêm reconhecendo essa forma de utilização do sistema ‘Google AdWords’ como caracterizadora de concorrência desleal”, escreveu o magistrado. “A conduta praticada pelas agravadas resulta em provável desvio de clientela”, continuou ele ao deferir a liminar.

O julgamento também contou com a participação dos desembargadores Alexandre Lazzarini e Fortes Barbosa e a votação foi unânime.

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Fonte: Canaltech

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