Mundo Tech Tecnologia

Estado de São Paulo terá nova carteira de identidade; veja o que mudou

Estado de São Paulo terá nova carteira de identidade; veja o que mudou - 1

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que, a partir desta terça-feira (20), os moradores do estado terão um novo modelo da carteira de identidade, o popular RG. Agora, o documento será menor e terá a inclusão de outros dados, como o número do título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP. O novo RG também virá com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e, caso o portador possua, o DNI (Documento Nacional de Identidade).

A mudança ocorre em conformidade com o decreto federal 9.278 de 2018, que padroniza as novas cédulas de identidade, com todos os dados de forma, cor e arranjos gráficos. Vale lembrar, também, que o documento antigo continua em vigor e o cidadão não precisa substituí-lo se não quiser.

O prazo para que outros estados se adequem a essa determinação é março de 2020.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Mais segurança e praticidade

Segundo o Governo do Estado, o novo RG terá novos dispositivos que protegem o cidadão contra falsificações de seu documento, como a manutenção do QR Code, que já estava presente na versão anterior.

Estado de São Paulo terá nova carteira de identidade; veja o que mudou - 2
Veja como ficou o novo RG/ Imagem: Governo do Estado de São Paulo

 

Além das informações descritas acima, também poderão constar na cédula informações para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). A inclusão de itens adicionais no documento será facultativa, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários, mas desde que, claro, o portador leve as versões originais consigo na hora de solicitar o novo RG.

Outro benefício da nova versão do documento é a possibilidade de inclusão do nome social sem que hajam mudanças no registro civil.

Onde posso solicitar?

A emissão dos novos documentos estará disponível em todos os postos do Poupatempo – com hora marcada – e poderá ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. Para agendar, basta visitar o site oficial do Poupatempo.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste