Mundo Tech

Facebook altera algoritmos para priorizar links interessantes e melhores amigos




Facebook altera algoritmos para priorizar links interessantes e melhores amigos - 1

O Feed de Notícias do Facebook deve mudar em breve, segundo anúncio da rede social de Mark Zuckerberg na quinta-feira (16). Com alterações no algoritmo, amigos mais próximos e links que “valem a pena” para o usuário receberão prioridade.

De acordo com o Facebook, estão sendo usados novos classificadores que são treinados com base em padrões que fazem o vínculo de pesquisa com dados de uso. Basicamente, para priorizar os melhores amigos, a rede social fez uma pesquisa com os usuários sobre quais pessoas são mais próximas. Então, detectou como essa informação pode ser combinada com quem você marcou a pessoa em fotos, interage constantemente nas mesmas publicações, faz check-ins nos mesmos lugares, entre outros fatores.

Assim, o Facebook tem a certeza da amizade do usuário com essas pessoas e que, consequentemente, vai preferir ver mais conteúdos sobre elas e não de conhecidos distantes.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Facebook altera algoritmos para priorizar links interessantes e melhores amigos - 2
Exemplo de um dos testes feitos pelo Facebook (Imagem: Reprodução/TechCrunch)

Já para exibir mais links que valham a pena aos usuários, foram feitas pesquisas pelo feed de notícias para descobrir quais links seriam mais úteis. Na sequência, foram detectados quais tipos de publicações, quais editoras e quanto de engajamento esses links trouxeram, e combinaram essas respostas aos resultados de pesquisa.

Com isso, os engenheiros conseguiram determinar que as publicações preferidas que corresponderem ao mesmo nível de engajamento e estilo valerão a pena estar no topo do feed de notícias.

Recentemente, Mark Zuckerberg havia declarado que o objetivo do Facebook não é comemorar o tempo total gasto na plataforma, mas sim o tempo que foi usado com conteúdo significativo e que faça o usuário se sentir bem. A rede social também alterou o algoritmo para evitar clickbaits e links para sites com anúncios excessivos.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..