Mundo Tech

Facebook Messenger pode ganhar criptografia de ponta a ponta




Facebook Messenger pode ganhar criptografia de ponta a ponta - 1

O Facebook está testando a implementação de criptografia de ponta a ponta para chamadas de áudio e vídeo no Messenger, partindo do princípio de que o app esteja com o modo secreto acionado. A informação vem da pesquisadora e especialista Jane Manchun Wong, que postou a novidade em seu perfil no Twitter.

“O Facebook Messenger está testando chamadas de áudio e vídeo no modo Secreto”, diz o tuíte que você vê reproduzido mais abaixo.

Atualmente, o modo Secreto do Facebook Messenger conta com a criptografia de ponta a ponta apenas para conversas de texto no chat — oficialmente, o modo sequer tem suporte a chamadas de qualquer espécie. Ademais, a criptografia só é válida neste modo específico: o uso normal do app não possui nenhum tipo de recurso criptográfico, o que, em tese, permite ao Facebook acesso ao conteúdo das mensagens trocadas.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O WhatsApp, também pertencente ao Facebook, já conta com o recurso de criptografia de ponta a ponta para mensagens via chat e chamadas. Isso, inclusive, já causou conflitos da empresa com autoridades brasileiras: em quatro ocasiões distintas, (fevereiro e dezembro de 2015, maio e julho de 2016) as autoridades federais brasileiras ordenaram o bloqueio do funcionamento do app de mensagens no país por desobediência a ordens de divulgação do conteúdo de certas mensagens. O WhatsApp alega que, devido à criptografia específica, nem mesmo eles têm acesso ao que dizem os diálogos trocados entre seus usuários.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já disse em ocasiões passadas que um de seus objetivos na empresa é o de criptografar todos os apps de mensagens que a companhia detém. Atualmente, isso refere-se ao Messenger e ao WhatsApp, mas o Facebook também é dono do Instagram, que conta com recurso de mensagens diretas privadas.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..