Mundo Tech Tecnologia

Facebook quer montar time de editores para curadoria de notícias no feed

Facebook quer montar time de editores para curadoria de notícias no feed - 1

O Facebook já conta com diversos algoritmos de inteligência artificial para sugerir conteúdos dos mais variados tipos aos seus usuários. Entretanto, segundo matéria veiculada pelo jornal New York Times, a gigante das redes sociais deve empregar esforços e ampliar essa capacidade com uma nova ferramenta: uma equipe humana de editores.

De acordo com o jornal, a empresa fundada e liderada por Mark Zuckerberg busca contratar jornalistas e editores, bem como outros profissionais da comunicação, para montar um departamento que vem sendo referido internamente como News Tab (“Aba de Notícias”, pela tradução literal). Tal área se traduz para o usuário como uma nova seção dentro do aplicativo móvel da rede social, que vai “puxar” as principais manchetes dos principais veículos de notícia do mundo, com curadoria especificamente desenhada para ajustar materiais que mereçam destaque na nova área.

Essa News Tab não é a mesma coisa que o feed de notícias, a página inicial do Facebook por onde você vê posts patrocinados, anúncios e as atualizações de status de sua rede de amigos. Ao invés disso, essa nova área é dedicada exclusivamente à veiculação de notícias e conteúdo jornalístico, aproximando o Facebook cada vez mais da percepção de que ele vem se tornando uma empresa de mídia.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Facebook quer montar time de editores para curadoria de notícias no feed - 2
App do Facebook para smartphones deve ganhar uma nova seção, voltada ao compartilhamento de notícias e com curadoria humana composta por jornalistas

 

“O nosso objetivo com o News Tab é o de oferecer uma experiência personalizada e altamente relevante às pessoas”, disse a chefe de parcerias de notícias do Facebook, Campbell Brown. “Para começar, para a seção Top News da nova aba, estamos juntando um pequeno time de jornalistas para nos assegurarmos de que estamos destacando as matérias corretas”.

Brown ainda confirmou que estão averiguando quantas contratações deverão ser feitas para o projeto. As vagas devem começar a ser abertas já nesta quinta-feira, 22. Mas por ora, a medida só vale nos Estados Unidos.

A notícia vem em meio a duras críticas que o Facebook vem sofrendo, mais uma vez, onde é acusado de ser o vetor de disseminação de falsas informações por partes interessadas. Se, no passado, a rede foi acusada de ter sido manipulada por russos e influenciar negativamente nas eleições presidenciais de 2016 (aquela que levou Donald Trump à Casa Branca), recentemente, a própria companhia admitiu que pessoas da China estavam por trás de grupos e páginas na rede que espalhavam desinformação sobre os protestos recentes no país asiático (mais precisamente em Hong Kong), em favor da democracia.

Com a entrada da News Tab, é provável que o objetivo principal da rede seja o de recuperar a sua reputação como provedora de conteúdo confiável e, claro, fazendo com que seus usuários permaneçam mais tempo em sua plataforma.

Facebook quer montar time de editores para curadoria de notícias no feed - 3
O Facebook já foi acusado de ter sido manipulado por partes interessadas em resultados específicos em eleições americanas, além de outras situações de proliferação de desinformação

 

A rede social tem levado a ideia para publishers e empresas de comunicação, na expectativa de firmar parcerias de compartilhamento de seus conteúdos. A ideia, segundo fontes ouvidas pelo Times, é a de que o Facebook pague (mas não para todos) valores generosos para licenciar e exibir matérias dentro da interface de seu app para smartphones.

Os algoritmos não serão abandonados, de acordo com Brown, mas sim melhor empregados. Pelo que ela comentou ao jornal, o objetivo do Facebook é inserir uma camada a mais de avaliação de conteúdo antes de ele chegar ao usuário. Ela disse que os algoritmos atualmente empregados continuarão com sua função normalmente, mas a contratação de jornalistas e profissionais da comunicação ajudará a plataforma a selecionar melhor os artigos que devem figurar em maior destaque.

O Facebook disse que espera lançar a News Tab até o fim de 2019.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste