Mundo Tech

Google Fotos enfim vai permitir marcar pessoas manualmente




Google Fotos enfim vai permitir marcar pessoas manualmente - 1

O Google Fotos vem se tornando um dos apps mais utilizados nessa categoria, principalmente porque sua inteligência artificial (IA) tem trabalhado bem para reconhecer rostos automaticamente e classificá-los para os usuários, a partir das contas existentes no ecossistema Google. Mas, falta aí uma importante funcionalidade para melhorar o gerenciamento das bibliotecas de imagens: a possibilidade de marcar as pessoas manualmente. Agora, esse recurso finalmente está chegando.

A novidade foi flagrada pelo Android Police e confirmada pela própria companhia ao The Verge. A principal razão de essa marcação manual ser lançada é o fato de você poder corrigir a seleção automática dos algoritmos do Google, ou simplesmente incluir alguém que possa estar relacionado àquela foto.

Google Fotos enfim vai permitir marcar pessoas manualmente - 2
Exemplo de detecção e opção para taggeamento manual (Imagem: Reprodução/Android Police)

Contudo, isso vem com uma ressalva. Você só pode adicionar uma pessoa no conteúdo se a IA detectar que há realmente um rosto por ali. Ou seja: se o Google decidir que não há uma pessoa na imagem, não será possível vincular perfil algum ao material — o que não é o ideal, mas de qualquer forma o recurso já é um avanço.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Ainda em fase de testes

O recurso parece fazer parte da versão mais recente do Google Fotos, mas ainda não está disponível para todos — e todo mundo sabe que a companhia costuma fazer esse tipo de distribuição gradualmente, primeiro para alguns dispositivos e praças, para depois ser disponibilizado globalmente.

Sobre privacidade, o Google já adiantou que não compartilha as informações dessa detecção, muito menos das marcações. Aliás, há até uma opção para desativar “Agrupamento de rostos”, justamente para que o sistema não armazene o conteúdo com rostos identificados pelo usuário.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..