Mundo Tech

Google libera recurso para que usuários apaguem dados coletados de localização




Google libera recurso para que usuários apaguem dados coletados de localização - 1

A Google liberou um recurso que permite que usuários apaguem dados de localização armazenados pela empresa. No início de maio, a Google havia anunciado que devolveria aos usuários o controle sob os próprios dados.

A partir de agora, será possível checar e deletar os dados do Histórico de Localização. O usuário poderá escolher entre apagar as informações manualmente ou pedir que a Google as exclua automaticamente depois de três meses ou 18 meses.

A Google ainda não liberou uma opção para que os usuários excluam dados do Atividades na Web e Apps, como prometido em maio. Esta atualização deve sair nas próximas semanas, de acordo com a companhia.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Polêmica

No ano passado, as práticas da Google geraram polêmica quando foi descoberto que ela continuava a rastrear seus usuários mesmo quando a função de localização era desativada nas Configurações do celular. O rastreamento indevido foi revelado a partir de uma pesquisa encomendada pela Associated Press a pesquisadores de ciência da computação de Princeton, que conseguiu comprovar que a Google estava rastreando usuários mesmo quando eles não queriam.

Um dos pesquisadores, chamado Jonathan Mayer, ficou uma semana com o histórico de localização desligado e continuou a utilizar o smartphone normalmente. A expectativa era de que o device não mais guardasse suas informações. Contudo, ao religar a opção de histórico após a semana de uso, Mayer recebeu um relatório preciso de sua localização mesmo nos dias em que ficou com a opção desligada.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..