Mundo Tech

Google Maps vai indicar ruas mais iluminadas para melhorar segurança

Google Maps vai indicar ruas mais iluminadas para melhorar segurança - 1

Em mais um recurso que vem para aumentar a segurança das rotas indicadas aos usuários, o Google Maps vai começar a indicar as rotas mais iluminadas para os usuários. Uma nova camada aparecerá sobre as informações costumeiras de trajeto para mostrar quais vias apresentam melhor iluminação pública ou outros elementos de mobiliário urbano, de forma a dar mais confiança aos usuários que passarem por lá.

O recurso aparece ainda em fase de testes e em meio aos códigos da versão Android do aplicativo. A rota mais iluminada é mostrada como uma linha amarela sobre a interface já conhecida do app. Assim como no caso de rotas que evitam pedágios ou prefiram vias principais, a novidade também pode ser selecionada como preferencial pelos utilizadores que estiverem buscando mais segurança em passeios noturnos.

A novidade vem como uma boa tanto para motoristas quanto para pedestres e ciclistas, principalmente como forma de evitar assaltos ou acidentes. Em locais mais iluminados e com melhor visibilidade, a chance de ser surpreendido é menor, enquanto ruas ermas ou com poucas luzes são lugares de preferência para abordagens de bandidos.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

A fonte de tais informações, entretanto, é desconhecida. Também não se sabe quando nem se o recurso será lançado, uma vez que, como dito, ele aparece mencionado apenas no código-fonte da versão Beta mais recente da aplicação e nem mesmo é funcional, indicando que a novidade ainda está sendo trabalhada pela empresa.

Como indicou o XDA Developers, responsável pela descoberta, caso o Google siga o caminho usual de lançamentos, o novo recurso deve ser liberado primeiro na Índia e em fase de testes. Depois, vai chegando aos poucos a outros lugares do mundo, e como se trata de uma funcionalidade em prol da segurança, países com maior índice de crimes podem receber prioridade, como já aconteceu antes com novidades semelhantes.

Outras iniciativas desse tipo já liberadas incluem, por exemplo, alertas para quando taxistas e motoristas se desviarem de trajetos ideais ou tradução automática para nomes de ruas e estabelecimentos, facilitando a vida de turistas que não falem o idioma. Indicações de postos de gasolina ou pontos de recarga de veículos elétricos também fazem parte de projetos dessa categoria, todos voltados para que os usuários tenham mais segurança e se livrem de apuros.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech