Mundo Tech

Google permite que usuários acessem seus serviços somente com biometria




Google permite que usuários acessem seus serviços somente com biometria - 1

A cada dia que passa vão surgindo mais e mais serviços, de forma que a grande quantidade de contas e de senhas acaba confundindo os usuários. Para facilitar a vida das pessoas que possuem dificuldade para gerenciar as suas credenciais, a Google revelou que agora é possível realizar login em alguns de seus serviços no Android usando apenas a impressão digital.

Inicialmente a novidade está disponível apenas para alguns smartphones Android, mas a gigante das buscas diz que ela será implementada para todos os dispositivos com Android 7 ou posterior “nos próximos dias”. Além disso, a empresa diz que a nova funcionalidade também permite que a autenticação aos serviços seja realizada através do mesmo método de desbloqueio do smartphone, que pode incluir o desenho dos padrões ou alguma outra forma mais tradicional.

Apesar de o sistema operacional da Google já permitir há algum tempo que a impressão digital seja usada para autenticar as compras na Pay Store e para fazer o login em certos aplicativos, a novidade aqui é que o reconhecimento biométrico pode ser usado para acessar os serviços da empresa na web pelo navegador Chrome.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Considerando que, em muitos casos, as pessoas costumam reutilizar a mesma senha para vários sites, serviços e aplicativos — ou acabam se perdendo entre os vários códigos criados —, a nova solução da gigante das buscas pode agregar mais segurança aos usuários, já que eles poderão definir senhas diferentes para cada serviço, contando com a praticidade de poder salvar essa informações localmente e autenticar-se apenas por impressão digital.

Caso você esteja interessado em testar essa novidade, acesse a página de senhas da Google usando o Google Chrome em um smartphone com Android. Lá, é possível gerenciar todas as senhas que o Chrome salvou e será requerido a autenticação por impressão digital para confirmar as senhas registradas.

A nova funcionalidade foi desenvolvida através do FIDO2 e o protocolo WebAuthn, um padrão aberto que os sites podem usar para proteger logins baseados na Web, oferecendo muito mais proteção do que as senhas normais.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..