Mundo Tech

Google pode levar digitação inteligente a apps como o WhatsApp usando o GBoard

Google pode levar digitação inteligente a apps como o WhatsApp usando o GBoard - 1

Uma das ferramentas mais interessantes que a Google introduziu nos últimos anos é o Gmail Smart Compose: trata-se uma função baseada em machine learning que se adapta à sua maneira de escrever para completar suas frases com base nos dados extraídos de suas mensagens anteriores. A empresa, agora, pensa em expandir este recurso para outros apps: a leaker e blogueira chinesa Jane Manchun Wong conseguiu ativar o Smart Compose em uma versão beta do Gboard, o teclado que o Google Pixel traz por padrão, e que pode ser instalado gratuitamente em qualquer iPhone ou Android.

Considerada um pouco controversa, esta função, de acordo com a Google, capta mais de um bilhão de caracteres por semana dos usuários do Gmail. A dúvida que fica é: como a empresa fará isso com os demais apps? A resposta pode estar no Android 10, já que no novo sistema operacional você pode responder determinadas notificações com frases automáticas, com base no contexto ou nas mensagens anteriores. E, por meio do Gboard, a Google planeja estender o Smart Compose a todos os aplicativos em que você pode inserir texto, incluindo WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, entre outros.

Tecnicamente falando, é preciso identificar se o processo será computado localmente nos telefones das pessoas ou se isso acontecerá nos servidores da Google, o que significaria que todas as nossas mensagens seriam enviadas à empresa para aperfeiçoar sua inteligência artificial.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste