Mundo Tech

Huji Cam: conheça o aplicativo que virou febre no Instagram

Huji Cam: conheça o aplicativo que virou febre no Instagram - 1

As câmeras analógicas fizeram muito sucesso na década de 90, com destaque para as descartáveis da Fujifilm, cujas vendas alcançaram o topo no ano de 1998. Com o passar do tempo, é claro, a tecnologia foi se tornando cada vez mais desenvolvida e é possível tirar fotos de maneiras que sequer eram imaginadas por muitas pessoas da época. No entanto, ao olhar para fotos que foram tiradas ainda no final do século XX, algo chama bastante atenção: o efeito que as câmeras analógicas, ainda que acidentalmente, colocavam sobre as fotos.

Com direito a data no canto da imagem, uma fotografia dos anos 90 é caracterizada por tonalidades mais escuras e bastante contraste. Inspirados por esse efeito, alguns desenvolvedores criaram o Huji Cam, um aplicativo que faz você se sentir em 1998 novamente.

Sobre o Huji Cam

Desenvolvido pela Manhole Inc., o aplicativo traz toda a nostalgia dos anos 90 para os dias de hoje. Assim como as câmeras da época, a Huji Cam permite tirar fotos ao modelo analógico, colocando o celular na horizontal e observando a foto através de uma “janela” bem pequena, localizada no canto superior da tela. No entanto, caso você prefira utilizar o Huji de maneira convencional, pode pressionar o quadrado e tornar a tela grande novamente, para poder enxergar melhor a imagem.
Os efeitos do Huji Cam são “surpresa”, ou seja, não é possível escolhê-los previamente, o que faz parte da ideia nostálgica. Porém, é possível desativar os efeitos de luz nas configurações.
Além disso, o Huji exibe a data de 1998 nas fotos tiradas através do aplicativo. É possível modificá-la para que ela mostre a data atual ou simplesmente alterar as configurações para que ela não apareça.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Estética do Huji Cam

Um dos aplicativos mais utilizados pelos usuários do Instagram, com mais de 10 milhões de instalações na Play Store, o Huji foi febre em 2017 e continua amplamente utilizado, sobretudo por conta da estética nostálgica e das belas cores que dá para as fotos. O contraste oferecido pelo app destaca tons vibrantes e é ideal para fotos com paisagens, pôr-do-sol, roupas coloridas, entre outras do tipo.

Além disso, é muito fácil utilizá-lo e também possível adquirir uma função extra por R$3,90, onde você pode aplicar o efeito analogico do Huji a qualquer uma das fotos da sua galeria, sem necessidade de tirá-las pelo aplicativo.

É possível baixar o Huji tanto na App Store quanto na Google Play.

Huji Cam: conheça o aplicativo que virou febre no Instagram - 2
Foto tirada com o Huji Cam (Imagem: Reprodução/APKPure.com)

Como usar o Huji Cam

Antes de tudo, você deve tirar uma foto utilizando o aplicativo. Não é possível aplicar os efeitos o Huji em fotografias que já estejam em sua galeria – a não ser que você baixe a versão premium por R$3,90. Para visualizar melhor a imagem enquadrada, basta clicar no quadro pequeno onde ela está posicionada, no canto da tela.

Uma vez que a foto tenha sido tirada, o efeito surpresa terá sido aplicado automaticamente.

Para desativar os efeitos de luz presentes no aplicativo, acesse as configurações e selecione “Desativar efeitos de luz”. Você também pode, nas configurações, alterar a data das fotos ou desativá-la.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste