Mundo Tech

Mensagens no Android agora têm confirmação de identidade com SMS Verificado

Mensagens no Android agora têm confirmação de identidade com SMS Verificado - 1

O Google lançou uma importante ferramenta de verificação de SMS, que vai ajudar a confirmar a identidade dos emissores das mensagens no Android. Com isso, instituições financeiras, por exemplo, podem garantir aos seus clientes que as informações são oficiais. O recurso deve melhorar a identificação de conteúdo malicioso, em especial de golpistas que tentam obter dados sensíveis por meio de phishing — quando uma mensagem falsa se passa por autêntica no intuito de roubar dados dos usuários.

“As mensagens SMS ajudam as empresas a compartilhar informações úteis com os consumidores, como senhas únicas, alertas de conta ou confirmações de compromissos. No entanto, às vezes pode ser difícil confiar na identidade dessas mensagens, que geralmente são enviadas de um número aleatório. Algumas podem até vir de pessoas mal-intencionadas que fingem ser empresas em que você confia e solicitam informações particulares ou links para sites perigosos”, diz o anúncio da companhia.

Mensagens no Android agora têm confirmação de identidade com SMS Verificado - 2
(Imagem: Divulgação/Google)

A novidade vem sendo distribuída no Brasil, México, Índia, Estados Unidos, Reino Unido, França, Filipinas, Espanha e Canadá e importantes grupos, como o Bradesco, Kayak e Payback, já contam com o SMS Verificado. Ao receber dados autênticos, você vai perceber o nome e o logo, assim como ícone de verificado, em azul. O Google também adotou esse recurso em seus envios.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Mensagens no Android agora têm confirmação de identidade com SMS Verificado - 3
(Imagem: Divulgação/Google)

Já a Proteção de Spam, que reconhece números suspeitos a partir de uma base de dados sempre atualizada e disponível desde o ano passado em alguns países, agora passa a fazer parte de mais localidades nos Estados Unidos — ainda não há previsão de o recurso chegar ao Brasil, o que seria uma boa, pois empresas de telefonia, que adoram perturbar os consumidores com dezenas de ligações diárias, poderiam diminuir essa prática.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech