Diariamente, a NASA escolhe uma imagem astronômica que mereça destaque e a publica em seu site chamado Astronomy Picture of the Day, ao lado de uma explicação escrita por um astrônomo profissional para que o público saiba mais detalhes sobre aquele registro, que pode ser uma foto real, uma simulação de computador, uma arte criada digitalmente, etc. São sempre imagens impressionantes que revelam curiosidades sobre o cosmos e, na última terça-feira (24) não foi diferente.
A agência espacial publicou uma ilustração que demonstra o que acontece com uma estrela quando ela se aproxima muito de um buraco negro. Se a estrela for diretamente rumo a um buraco negro supermassivo, ela certamente vai cair e desaparecer. Porém, é provável que ela apenas “chegue perto o suficiente para que a gravidade do buraco negro afaste as camadas externas da estrela”, explica a nota da NASA.

Quando isso acontece, a maior parte do gás da estrela não será sugada para dentro do buraco negro. O resultado é um evento cósmico que pode ser tão brilhante quanto uma supernova. De acordo com a NASA, há uma quantidade cada vez maior de eventos como este sendo descobertos pelos instrumentos científicos que atualmente observam o universo.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Na arte selecionada, o artista criador demonstrou exatamente esse processo – “uma estrela acaba de passar por um enorme buraco negro e lança gás que continua em órbita. A borda interna de um disco de gás e poeira ao redor do buraco negro é aquecida pelo evento de ruptura e pode brilhar muito tempo depois que a estrela se foi”.
Trending no Canaltech:
- MELHOR OFERTA DO ANO | Pacote para conhecer a Disney em 2021 por R$ 999 em 12x
- COVID-19 | Perda de olfato pode ser sintoma causado pelo novo coronavírus
- Leve 2 e Pague 1 | Duas Smart TVs Samsung na oferta da semana Magalu
- NASA divulga fotografia do asteroide Bennu em detalhes sem precedentes
- São Paulo em Quarentena | O que abre e fecha e o que você não pode fazer
Fonte: Canaltech