O Armstrong Flight Research Center da NASA, na Califórnia, acaba de receber o X-57 Maxwell, um avião elétrico experimental que a agência especial criou para testar uma série de tecnologias que poderão, eventualmente, ser usadas na aviação comercial. As demonstrações de solo terão início em breve; quando elas forem concluídas, a agência dará início aos testes de voo. Este, inclusive, será o primeiro avião totalmente elétrico que a NASA colocará no ar.
O X-57 totalmente elétrico é apenas um dos vários veículos modificados que não apenas ajudarão os pesquisadores da NASA a testar sistemas de propulsão elétrica para aeronaves, mas também os ajudarão a estabelecer padrões, práticas de design e planos de certificação junto à indústria para futuras aeronaves elétricas como opções de transporte, o que inclui, claro, os modelos decolagem e aterrissagem de curta distância. Também estão na lista de objetivos da agência o aumento da eficiência do veículo e a diminuição do ruído emitido para quem está no solo.
A NASA planeja compartilhar os resultados dos testes do X-57 totalmente elétrico — bem como de outras versões modificadas — com a indústria, outras agências e órgãos reguladores.
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Os testes, claro, serão tripulados e a NASA deve definir a equipe em breve.
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Fonte: Canaltech