Mundo Tech

NBA investe em app de basquete para encontrar as novas estrelas da modalidade




NBA investe em app de basquete para encontrar as novas estrelas da modalidade - 1

Na NBA, a busca pelos novos Jordans e LeBrons é algo que faz com que as 30 equipes da Liga fiquem de olho muito atento nos melhores prospectos desde a infância, e agora elas possuem mais uma ferramenta para auxiliar nesse processo: a NBA anunciou uma nova parceria com o aplicativo de treinamentos HomeCourt, que irá ajudar a desenvolver os melhores treinamentos para seus jogadores durante toda a carreira.

A liga acredita que esse aplicativo irá auxiliar bastante no desenvolvimento de jovens promessas, ajudando-as a melhorar as técnicas fundamentais ao jogo e permitir já ingressar como atletas mais completos na NBA. Esse tipo de desenvolvimento ainda na infância será bastante necessário para a NBA nos próximos anos, já que a Liga já sinalizou que entre 2021 e 2023 deverá abaixar a idade mínima para um jogador participar do draft e poder fechar contrato com um time.

Além da parceria, a Liga também revelou que irá se unir à Mark Cuban (dono do Dallas Mavericks) e John Tsai (co-proprietário do Brooklyn Nets) como investidores da Next Team, a startup responsável por desenvolver o app HomeCourt. O investimento da NBA na empresa de San Jose faz parte de uma segunda rodada de investimentos abertos pela empresa, e além da Liga também investiram na empresa o Fundo de Investimento Dreamers (de propriedade do ator Will Smith), a Alibaba e diversos jogadores de basquete profissionais, como Al Horford, Sue Bird, Bradley Beal e os irmão Mason e Miles Plumlee.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

O HomeCourt é um app de inteligência artificial que analisa em tempo real vídeos de jogo e de treinos para fornecer aos usuários não apenas estatísticas, mas também dicas de como melhorar a mecânica de arremessos para conseguir um percentual maior de acertos ou, por exemplo, de exercícios para melhorar o domínio da bola. Além disso, ele também permite a conexão entre seus usuários, possibilitando que jogadores de diferentes partes do mundo se enfrentem, por exemplo, em uma competição para ver quem acerta mais bolas de três pontos, comparando o percentual de acertos de ambos como se fosse um “videogame da vida real”.

Desde que foi lançado, o app já ajudou jogadores em 170 países ao redor do mundo, e a NBA espera que a parceria a ajude a identificar talentos em regiões onde normalmente não há uma rede de observação instalada, ajudando não apenas a trazer os jogadores mais talentosos do mundo para a Liga, mas também expandindo o interesse global pelo jogo de basquete e pela marca NBA.

Para Amy Brooks, diretora do Departamento de Inovação da NBA, o app ajudará a democratizar o acessa à Liga, permitindo que os clubes da NBA encontrem os principais talentos até mesmo em locais onde não há uma cultura de basquete, e facilita que os prospectos desses lugares tenham acesso a dicas de treino e de condicionamento de profissionais e especialistas do esporte.

Assim, a HomeCourt lançou na última quinta-feira (11) uma nova versão do app já com conteúdo de sua parceria com a NBA, e os usuários poderão não apenas competir em desafios propostos pela Liga como também colecionar “troféus” no app que darão descontos na compra de uniformes e itens vendidos na loja da NBA.

Para Alex Wu, um dos fundadores da Next Team, o próximo passo dessa parceria será oferecer aos usuários incentivos patrocinados pelos parceiros da NBA. Um exemplo dado por ele é no caso do usuário estar com uma carga de treinos excessiva, quando o app irá recomendar que ele descanse para evitar um desgaste nos músculos que poderá aumentar o risco de lesão. Assim, o aplicativo não apenas daria ao usuário dicas de uma rotina de recuperação adequada, mas também poderia ter alguma atividade combinada com a Gatorade para tornar essa recuperação mais prazeirosa para o usuário, ao mesmo tempo que faz propaganda da marca.

Steve Nash, membro do Hall da Fama da NBA e um dos primeiros investidores da Next Team, acredita que essa parceria entre NBA e HomeCourt será benéfica para ambas as partes, pois irá combinar a fama e a escala de distribuição da NBA à tecnologia voltada à comunidade da HomeCourt, o que deverá aumentar as chances de um jogador que nunca teve oportunidade de jogar em algum grande clube da Europa ou no circuito universitário dos Estados Unidos ser contratado por alguma equipe da NBA.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..