Frente a uma eleição presidencial cada vez mais próxima nos Estados Unidos, as redes sociais estão fazendo o possível para combater as fake news: o Instagram reforçou suas medidas, o Facebook vai proibir os deepfakes e até o Tumblr entrou nessa, com uma nova iniciativa voltada à própria comunidade. Trata-se da World Wide What, que foi desenvolvida por meio de uma parceria com uma organização britânica sem fins lucrativos voltada à alfabetização na internet, chamada Ditch the Label.
Basicamente, essa iniciativa da rede social é composta por seis vídeos informativos que orientam a comunidade do Tumblr na identificação, por tópicos, de fake news e autenticidade de informações, além de outros problemas que a plataforma enfrenta, como o cyberbullying, por exemplo. No caso, a ideia é conversar com o público mais jovem, utilizando linguagens e imagens nativas do site. Isso significa que GIFs, textos curtos e até mesmo memes serão usados para tal. Com isso em mente, o CEO do Tumblr, Jeff D’Onofrio, afirmou que a empresa simplesmente “queria oferecer insights sobre como lidar com essas situações”.
A iniciativa ajudará a entender sobre desinformação sem precisar sair do site, uma vez que a exibição dos vídeos almeja mostrar como são essas postagens, especificamente no próprio Tumblr. Outra ideia da é educar o público da plataforma sobre outros assuntos, sendo o cyberbullying um deles. Acontece que há muita briga e muito assédio na rede social, e a equipe quer combater o problema. D’Onofrio acrescentou que o desafio nisso tudo é tentar encontrar a linha entre o comportamento tóxico que se ramifica em comportamento abusivo e proibido.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Todos os seis vídeos que compõem a iniciativa World Wide What já se encontram disponíveis para assistir no Tumblr. Nessa campanha, vários especialistas de áreas que sejam relacionadas à alfabetização digital, desinformação e cyberbullying respondem perguntas frequentes.
Trending no Canaltech:
- PREÇO DESPENCOU: Moto One Macro e Moto One Hyper a partir de R$ 809
- Sabemos muito mais sobre Marte hoje graças ao rover Curiosity — e um brasileiro
- Imagem detalhada de Andrômeda mostra o poder do próximo telescópio da NASA
- Por que é tão difícil voltar a trabalhar depois das férias? A ciência explica!
- CES 2020 | Empresa lança computador que já vem com Xbox One ou PS4 embutido
Fonte: Canaltech