Mundo Tech

Nova iniciativa do Tumblr combate cyberbullying e desinformação

Nova iniciativa do Tumblr combate cyberbullying e desinformação - 1

Frente a uma eleição presidencial cada vez mais próxima nos Estados Unidos, as redes sociais estão fazendo o possível para combater as fake news: o Instagram reforçou suas medidas, o Facebook vai proibir os deepfakes e até o Tumblr entrou nessa, com uma nova iniciativa voltada à própria comunidade. Trata-se da World Wide What, que foi desenvolvida por meio de uma parceria com uma organização britânica sem fins lucrativos voltada à alfabetização na internet, chamada Ditch the Label.

Basicamente, essa iniciativa da rede social é composta por seis vídeos informativos que orientam a comunidade do Tumblr na identificação, por tópicos, de fake news e autenticidade de informações, além de outros problemas que a plataforma enfrenta, como o cyberbullying, por exemplo. No caso, a ideia é conversar com o público mais jovem, utilizando linguagens e imagens nativas do site. Isso significa que GIFs, textos curtos e até mesmo memes serão usados para tal. Com isso em mente, o CEO do Tumblr, Jeff D’Onofrio, afirmou que a empresa simplesmente “queria oferecer insights sobre como lidar com essas situações”.

Nova iniciativa do Tumblr combate cyberbullying e desinformação - 2
Tumblr está tomando providências para combater o cyberbullying e a fake news na plataforma

A iniciativa ajudará a entender sobre desinformação sem precisar sair do site, uma vez que a exibição dos vídeos almeja mostrar como são essas postagens, especificamente no próprio Tumblr. Outra ideia da é educar o público da plataforma sobre outros assuntos, sendo o cyberbullying um deles. Acontece que há muita briga e muito assédio na rede social, e a equipe quer combater o problema. D’Onofrio acrescentou que o desafio nisso tudo é tentar encontrar a linha entre o comportamento tóxico que se ramifica em comportamento abusivo e proibido.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Todos os seis vídeos que compõem a iniciativa World Wide What já se encontram disponíveis para assistir no Tumblr. Nessa campanha, vários especialistas de áreas que sejam relacionadas à alfabetização digital, desinformação e cyberbullying respondem perguntas frequentes.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste