Mundo Tech

O que é login?

O que é login? - 1

Fazemos login diariamente ao acessarmos nosso e-mail, por exemplo, ou conta em redes sociais e até plataformas específicas para realizarmos nosso trabalho. No entanto, poucas pessoas sabem de fato o que essa palavra significa, além do básico: que login é o que usamos para entrar em um site. Se você gostaria de saber mais sobre esse recurso tão importante para o funcionamento de muitos sites e portais, veja mais a seguir.

O que é login?

Login é uma abreviação para o termo em inglês “logging in”, que significa “se conectar”. Ele é o resultado de várias credenciais que servem para identificar usuários de um site, rede social ou e-mail. Essa identificação permite o acesso de um usuário a um site da web, e também concede a ele todas as autorizações necessárias para que modificações sejam feitas em sua conta.

O login é importante para que a segurança do usuário seja mantida. Ele impede que dados importantes como número de telefone, e-mail, senhas de segurança ou informações pessoais sejam roubados. O método mais comum é o login que requer um endereço de e-mail devidamente validado e uma senha, mas também existem logins que exigem uma identificação biométrica através de impressão digital, voz ou até reconhecimento facial – no caso de sites que exigem mais segurança.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

O que é login? - 2
Exemplo de login clássico do Gmail (Imagem: Reprodução)

Por que o login é necessário?

Se o login não existisse, qualquer pessoa poderia ter acesso a informações sigilosas. É possível fazer uma analogia onde ele se assemelha a uma senha de banco. Não por acaso, redes sociais e também contas do Google têm melhorado cada vez mais o sistema de acesso, implementando a autenticação em duas etapas e exigindo um e-mail de recuperação caso a senha seja esquecida. Também não é incomum que o Google peça para o usuário verificar sua conta cada vez que um login incomum seja detectado.

E você, o que pensa sobre essas exigências de verificação? Conte pra gente nos comentários.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech