Mundo Tech

O que é upload?




O que é upload? - 1

Ao contrário do download, que é o ato de baixar os dados de algum local de rede, o upload é o nome que descreve o processo de envio de arquivos de um usuário local para serviços na internet, utilizando o modelo de cliente e servidor. Neste artigo, vamos aprofundar um pouco mais sobre o que é o upload, confira abaixo.

O que é upload?

As tarefas que executamos no cotidiano na internet, seja em smartphones, computadores, videogames, gadgets e outros dispositivos, dependem da comunicação de, no mínimo, duas partes. Uma delas é responsável por armazenar os dados em um grande banco de dados, que pode estar situados na nuvem, ou em servidores físicos em algum lugar do planeta e a parte que é responsável por solicitar acesso aos dados.

Chamado de servidor, este é o terminal que armazena o banco de dados e as informações, enquanto aquele que faz a solicitação de acesso dos dados, é chamado de cliente. Essa estrutura configura um modelo de protocolo de rede chamado cliente/servidor.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

O que é upload? - 2
Diversos dispositivos conectam-se com o servidor, fazendo upload de dados / Imagem: Reprodução

Ao visitar um site ou iniciar uma conexão com um serviço, as informações são enviadas de um dispositivo (cliente) e enviadas ao serviço ou o site (servidor). Estabelecendo essas diretrizes, é possível entender qual o fluxo estabelecido, pois o sentido de dados enviados do servidor ao cliente é chamado de download. Quando o cliente envia informações ao servidor, esta operação é chamada de upload.

Métodos de fazer upload

A diferença entre upload e download está diretamente ligada ao sentido do fluxo dos dados. Por isso, existem diversos métodos para realizar upload de arquivos em massa para servidores na nuvem, com o FTP (File Transfer Protocol).

O FTP é um protocolo de rede que foi criado em 1970 e é um dos mais eficientes, permitindo a troca direta de arquivos, podendo acessar até as pastas de outros clientes, caso haja a permissão.

Este protocolo ainda é utilizado por muito administradores de sites e serviços de compartilhamento de arquivos locais, como o FileZilla, um dos softwares gratuitos mais populares que existem.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..