É muito provável que você já tenha se sentido incomodado com uma ligação de telemarketing — e você não está sozinho nessa. Em 2018, a TrueCaller trouxe à tona um estudo que aponta que os brasileiros recebem, em média, 37,5 ligações de telemarketing por mês. Tendo isso em menterepresentantes da Anatel e Sinditelebrasil e das empresas Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo se uniram para aderir a um Código de Conduta de Telemarketing.
Durante o encontro, as telecom se comprometeram a reduzir o número abusivo de ligações, com direito a várias novas regras voltadas ao telemarketing, como ligar para os consumidores apenas das 9h às 21h nos dias úteis e das 10h às 16h nos sábados; respeitar o desejo dos consumidores de não receberem chamadas ou de descontinuarem a ligação, receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas e não ligar de forma insistente para os consumidores, com um limite de duas chamadas por dia e 15 ligações por mês.
Outras regras que integram o novo Código de Conduta de Telemarketing envolvem identificar claramente a prestadora do serviço em ligações de telemarketing, apresentar as ofertas de forma clara, correta e completa, não fazer ofertas sob pretexto de pesquisa ou sorteio, direcionar para um adulto as ligações atendidas por crianças e adolescentes ou liberar a linha imediatamente, não realizar ligações por meio de robôs apenas para verificar a disponibilidade do consumidor em atender e não finalizar as ligações abruptamente, sem a identificação da prestadora, além de garantir a aderência à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por fim, as companhias concordaram em cooperar na melhoria das práticas de telemarketing em outros setores.
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Frente ao grande número de ligações de telemarketing, muitos brasileiros (aproximadamente 1,5 milhão) chegaram a recorrer ao Não Me Perturbe, que bloqueia as chamadas indesejadas. Empresas de cobrança e serviços financeiros estão no topo da lista de ligações desse tipo, além, é claro, das próprias operadoras.
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Fonte: Canaltech