O Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) divulgou uma lista com as 50 empresas que mais receberam reclamações em 2019. Para a surpresa de ninguém, as operadoras de telefonia móvel foram as companhias que se “destacaram” neste ranking do mal, ocupando as três primeiras posições.
A Vivo, com 30.753 ocorrências, lidera com certa folga a lista do acumulado de 2019. O top 3 é completado ainda pela Claro, com 27.662 reclamações em segundo lugar, e pela TIM, com 22.842 queixas. Outras operadoras do segmento, como SKY, Oi e Nextel, também aparecem no ranking, mas em posições inferiores. Juntas, essas empresas somam 96.321 reclamações no período analisado.
É possível ver também empresas relacionadas ao e-commerce com muitas ocorrências, como o Grupo B2W, que envolve sites como Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, além de bancos, que estão sempre presentes em qualquer que seja a lista de reclamações.
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Quanto ao índice de resolução, Vivo (88,96%), Grupo Claro (89,50%), TIM (80,04%) e SKY (80,09%), ficam na faixa dos 80%. Abaixo disso, aparece a Oi, com 78,92% dos problemas solucionados. Já a Nextel tem 92,74% dos casos resolvidos, a melhor média entre as demais operadoras.
Quando vamos para o recorte dos últimos 60 dias, o top 3 muda um pouco, com o Grupo Pão de Açúcar tomando o lugar da TIM como a terceira empresa com o maior número de reclamações. Vivo e Claro seguem intactas em suas posições.
Para acessar a lista completa, basta clicar aqui.
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Fonte: Canaltech