Mundo Tech

Para impulsionar seu serviço de caronas, Waze inaugura pontos de encontro em SP




Para impulsionar seu serviço de caronas, Waze inaugura pontos de encontro em SP - 1

Nesta terça-feira (05), com o objetivo de popularizar seu serviço de caronas em São Paulo – o Waze Carpool – o Waze anunciou a ativação de cinco pontos de encontros que facilitarão os encontros entre o motoristas e “caronistas” do aplicativo. Serão quatro totens de embarque e desembarque e uma área de parklet – uma extensão da calçada para servir como espaço de convívio e, também, como referência aos usuários da plataforma, os chamados carpoolers.

Segundo Thais Blumenthal, líder global do Waze for Cities Data, as áreas têm como objetivo repensar as infraestruturas existentes não só para ajudar os usuários de Waze Carpool, como também para comportar os novos modelos de transporte que estão cada vez mais sendo adotados pela população. “Fizemos uma profunda análise de dados de nossos usuários em São Paulo para determinar os pontos de encontro”, afirmou a executiva. “Teremos um período de 30 dias de experiências nas áreas públicas e analisaremos o comportamento dos pontos, para definir se vamos mantê-los e como podemos ampliá-los para outros locais”.

Onde estarão os pontos de encontro do Waze Carpool

De acordo com Blumenthal, depois de uma análise de mapas e de concentração de carpoolers, foram escolhidos os lugares com maior demanda de soluções para o fluxo do tráfego. A capital paulista será palco do projeto piloto, onde todos os pontos de encontro estarão localizados em áreas públicas na cidade; além disso, a ideia é expandir a iniciativa para outras metrópoles do país. Joinville, no interior de Santa Catarina, também tem planos de receber algumas dessas áreas ainda este ano.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Confira abaixo os estarão os pontos de encontro do Waze Carpool:

Parklet: extensão da calçada que oferece mais espaço e comodidades para as pessoas que usam a rua. Pode ser utilizada como área de espera ou referência para embarque e desembarque.
Endereço: Rua Raul Saddi, 70 . Butantã – SP

Para impulsionar seu serviço de caronas, Waze inaugura pontos de encontro em SP - 2
Parklet para os usuários do Waze Carpool / Crédito da foto: divulgação

Áreas de embarque e desembarque: pontos designados com totens para paradas rápidas destinadas a embarque e desembarque de passageiros. A comunicação visual permite que os outros motoristas saibam que ali é um local de paradas frequentes e desviem quando necessário, e também atua como uma referência para os usuários, melhorando a experiência de carpool e a mobilidade em geral.

Endereços:

Av. Hélio Pellegrino, 1341
Av. Cidade Jardim, 125
Praça Luís Carlos Paraná
Viaduto Antártica (Av. Francisco Matarazzo com Rua Pedro Machado)

Dois milhões de caronas

Para além dos pontos de encontro, a Waze anunciou ainda que o Waze Carpool alcançou a marca de dois milhões de caronas realizadas no Brasil, sendo que o número foi atingido em pouco mais de um ano de operação no país- o serviço foi lançado por aqui em agosto de 2018.

Ainda de acordo com a empresa, foram 700 km de caronas fornecidas por mês a partir do serviço. Para promover um uso mais amplo do Carpool, a Waze pretende ainda promover a plataforma junto à empresas, para que funcionários das mesmas – e que moram próximos um ao ou outro – possam utilizá-la para ir e voltar de seus empregos. O Banco do Brasil é uma das instituições que já participam desse tipo de ação. “Outras ações para incentivar o uso do Waze Carpool estão em estudo”, afirmou Douglas Tokuno, head do Waze Carpool para LATAM. “Uma delas é a promoção de faixas exclusivas para veículos em que as caronas são praticadas. Além disso, estamos estudando também parcerias com concessionárias de rodovias”, completa.

E para promover o aumento do uso do Waze Carpool no Brasil – que é o maior mercado do serviço atualmente – a Waze aposta nos números de seu aplicativo de navegação, carro-chefe da empresa. Lançado em 2010 no país, hoje, o app conta com 4,5 milhões de usuários ativos apenas em São Paulo, que utilizam o aplicativo, em média, duas horas por dia, além de percorrerem, mensalmente, 988 mil km e emitirem 2,7 milhões de alertas por mês. Não por acaso, a capital paulista é o mercado nº1 da empresa.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..