Mundo Tech

Pesquisador cria pele artificial para controlar aparelhos eletrônicos

Pesquisador cria pele artificial para controlar aparelhos eletrônicos - 1

Se você sempre se perguntou como seria um smartphone desenvolvido por Hannibal Lecter, o pesquisador e designer Marc Teyssier tem a resposta com a Skin-On Interface, uma interface para dispositivos eletrônicos que se assemelha à pele humana.

O dispositivo foi desenvolvido porque, de acordo com Teyssier, as diferentes camadas que compõem a pele humana faz dela a interface perfeita para dispositivos de toque, pois possui uma textura e sensibilidade que é perfeita para os dedos. E é essa a proposta do designer: inserir essa interface baseada na pele em qualquer dispositivo eletrônico que deve ser controlado através do toque.

Essa pele pode ser usada em smartphones (onde é instalada como se fosse uma capa), em smartwatches (onde faz o papel da pulseira) e em notebooks e laptops (onde é colocada sobre o touchpad). A pele artificial é montada como se fosse uma pele humana, mas, ao invés das diferentes camadas da derme, o dispositivo empilha sensores cinestésicos, tátil visuais e de gestos de entrada em um mesmo conjunto, permitindo que a Skin-O Interface responda aos mesmo tipos de estímulos complexos que são reconhecidos pela pele humana, o que possibilita a criação de uma interface que consegue fazer a distinção entre uma cutucada e uma cosquinha.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

O material que simula a pele humana é feito todo de silicone, pois é o que mais passa um sensação de toque similar ao encontrado na pele humana. E o mais interessante é que o designer não colocou esse material à venda, mas disponibilizou um passo a passo para que qualquer pessoa possa criar sua própria interface baseada na pele humana.

Claro, “qualquer pessoa” é um pouco de exagero, já que são necessários alguns conhecimentos bem técnicos para se costurar a rede de eletrodos e sensores em uma placa de silicone para, assim, garantir que não ocorram erros no processo. Mas se você tem um certo conhecimento em eletrônica e quiser testar o sistema, pode encontrar o passo a passo com todas as instruções necessárias para a criação de uma interface igual à pele humana no site do designer que a criou.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste