Mundo Tech

Por que às vezes o download do torrent é lento mesmo com uma internet rápida?

Por que às vezes o download do torrent é lento mesmo com uma internet rápida? - 1

Baixar arquivos via torrent pode ser frustrante em certos casos, não é mesmo? Afinal, temos um plano com velocidade de sobra e toda a banda disponível para baixar o arquivo, mas mesmo assim ele vem a conta gotas. Ou não vem de forma alguma, nem iniciando. O que está acontecendo?

Vamos responder, mas primeiro vamos falar um pouco sobre o que é o torrent. Com esse conhecimento em mãos, vamos para a segunda parte, que é entender por que ele pode estar lento mesmo se sua conexão estiver “no talo”.

Torrent 101

Temos um artigo mais detalhado sobre torrent, mas vamos focar nas parte que nos interessa aqui: trata-se de uma tecnologia P2P. Ou seja, baixamos arquivos diretamente do computador de alguém, diferentemente do que acontece com o modelo cliente-servidor. Neste último caso, baixamos (nós, o cliente) um arquivo (um software, por exemplo) de uma máquina dedicada a oferecer este arquivo (o servidor). E geralmente há muita banda disponível, e por isso o limite é, normalmente, a nossa própria velocidade de conexão.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Por que às vezes o download do torrent é lento mesmo com uma internet rápida? - 2
“Ótimo, vou assistir ainda hoje!…Amanhã de manhã….no final de semana…

Mas isso não é o que acontece com os torrents, já que eles dependem da quantidade de pessoas que possuem o arquivo que você quer, e que estejam conectados. Melhor ainda: pessoas que tenham partes dos arquivos, já que é possível compartilhar as parte dos arquivos que você já baixou. E não importa se você baixou 1% ou 99%: já é possível compartilhar o que você baixou de qualquer maneira.

Só por aí você já começa a entender qual é a possível causa de um torrent que não conseguimos baixar, certo?

Você está conectado?

Em um modelo cliente-servidor, há uma máquina dedicada para disponibilizar o arquivo em questão. No caso do torrent… não. Ou seja, é possível que poucas pessoas tenham o arquivo que você quer para compartilhar, pode ser que elas tenham uma conexão lenta, ou ainda de repente elas têm o arquivo e uma poderosa conexão, mas simplesmente não estão com a máquina ligada no instante em que você deseja fazer seu download.

Basicamente, ter uma excelente banda de internet não adianta se não há seeds (as pessoas que possuem o arquivo para compartilhar) o suficiente para utilizá-la. É semelhante a ser uma máquina muito potente e não ter um jogo capaz de utilizar tanta potência (o que é raro de acontecer, mas serve como exemplo).

Ou seja, se você pretende baixar um arquivo com poucos seeds, o que é comum no começo, não é possível alcançar o máximo da sua banda neste download. Conforme mais pessoas baixam o mesmo arquivo e começam a compartilhá-los (em outras palavras, não são leechers) a velocidade vai aumentando, e podem superar (e muito) a sua banda de internet. Quem nunca precisou desistir de até mesmo abrir a página inicial do Google porque o programa de torrent estava aberto e “comendo” toda a sua conexão?

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste