Chega o mês de setembro e a expectativa em torno do Fifinha nosso de cada dia fica lá em cima. Apesar de FIFA 19 ter sido um tanto quanto frustrante, com muitos bugs e jogabilidade esquisita em dados momentos, o jogador de FIFA espera que, em FIFA 20, a Electronic Arts seja capaz de entregar ao menos um jogo mais “pronto” e sem as falhas vistas em seu antecessor. Será possível?
O Canaltech jogou a versão de demonstração liberada pela EA e conta as primeiras impressões.
Mecânicas aprimoradas
Com poucos minutos em FIFA 20 é possível ver que a mecânica do jogo está muito mais polida e aprimorada, com uma jogabilidade mais cadenciada e realista — não que os demais FIFA não fossem realistas o suficiente. Futebol é um esporte de contato e enganam-se aqueles que pensam que as investidas vistas em FIFA 19 são fáceis daquele jeito. Em FIFA 20, não! Aqui é muito mais difícil tomar a bola na base do jogo de corpo, e fica evidente quando tentamos disputar a pelota com jogadores igualmente fortes.
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Quando usamos jogadores mais leves e habilidosos, entra em cena outra mudança da mecânica: o um contra um. Em FIFA 20, a bola parece grudar ainda mais nos pés dos jogadores do naipe de Neymar ou Hazard. Não que isso seja ruim, mas é muito mais difícil para um defensor que não possua tanta capacidade de pegar a bola de um “firulento”. Passes mais fortes também são dominados com muita facilidade por qualquer que seja o “boneco”, apesar de a bola também ter tido aprimoramentos e estar muito mais viva e serelepe.
Outro ponto de muito questionamento em FIFA 19 foram as finalizações. O chute calibrado foi mantido, mas de maneira que não influencia tanto caso você não queira utilizá-lo. Os passes e cruzamentos, pontos fortes no último game, sofreram poucas mudanças.
A inteligência artificial tanto da defesa quanto do ataque também demonstra ter melhorado significativamente quando a comparamos com a do jogo anterior, com os jogadores se posicionando de maneira muito melhor e mais natural para receber a bola e/ou interceptá-la. Obviamente, a qualidade de quem comanda o time pode fazer com que saiam os gols ou que eles sejam evitados. Veja abaixo um vídeo que ilustra bem essa situação:
Faltas e pênaltis
Quem acredita, sempre alcança. Finalmente a EA modificou as faltas e pênaltis em FIFA 20. Agora, essas bolas paradas mais diretas e que são vitais para resolver partidas estão muito mais realistas e menos confusas de serem executadas.
É basicamente a mesma técnica para ambas as situações, com o jogador tendo de apertar o botão de chute para definir a força da pancada e a precisão, não apenas mirando sem muita noção, como nos dois últimos FIFA. As curvas na bola também foram aprimoradas e estão mais claras de serem executadas, sobretudo por aqueles jogadores mais talentosos. As faltas táticas permanecem do mesmo jeito.
Retorno do Fifa Street?
O modo Volta Football nada mais é do que a volta do FIFA Street. Na demonstração disponibilizada pela EA, jogamos com o time de Vinícius Júnior, jogador brasileiro do Real Madrid, em uma quadra localizada abaixo de um viaduto. Dando todo o ar de “gueto” para o modo, o que, convenhamos, é super clichê.
A jogabilidade em si é bem fácil e descompromissada, mas não creio que vá cativar veteranos e jogadores mais hardcore do game. Porém, vale a pena pela forma leve de se jogar FIFA e dar aquela relaxada.
Para dar os dribles e passes enfeitados característicos do futebol freestyle, os comandos são bem mais simples do que os do futebol de campo, o que, certamente, deixa tudo ainda mais divertido.
Vale lembrar que o modo de Futsal (ou Futebol de Salão, para os mais antigos) também estará disponível quando o jogo for lançado e, certamente, pode atrair mais os veteranos de FIFA do que o modo de rua.
Parece pronto
A demonstração de FIFA 20 parece mais pronta do que FIFA 19 jamais foi. Com um jogo bem mais otimizado e com mecânicas aprimoradas, o game certamente reinará absoluto entre os jogos de futebol disponíveis, como tem sido desde FIFA 2009. Resta saber se o produto final cumprirá o que a demo prometeu.
FIFA 20 tem lançamento previsto para o dia 20 de setembro de 2019 no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
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Fonte: Canaltech