Já esqueceu o celular em algum lugar? Por alguns segundos, quando você percebe a falta desse quase órgão, o coração para e a pele esfria. Às vezes, o smartphone só estava na bolsa, mas em alguns casos pode ter ficado no carro mesmo, depois de uma viagem de Uber, por exemplo. Inclusive, há quatro anos as carteiras, chaves e celulares não saem do topo dos Achados & Perdidos da companhia de transportes, que classifica os 10 objetos mais esquecidos dentro de seus veículos.
No topo do ranking de itens mais esquecidos estão as carteiras e bolsas — afinal quem é mesmo que usa dinheiro ou cartão hoje em dia? —, já blusas e jaquetas estão em segundo lugar. E somente em terceiro lugar fica o telefone celular, ou seja, as pessoas estão, de fato, apegadas.

Esta é a lista dos itens mais esquecidos em corridas de Uber no Brasil:
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
- Carteira e bolsa
- Roupas
- Celular
- Mochilas e malas
- Chave
- Óculos
- Fone de ouvido e caixa de som
- Dinheiro
- Garrafas
- Joia, relógio e maquiagem
Uma curiosidade: dos 10 itens mais esquecidos no Brasil, nove deles também estão na lista dos Estados Unidos. Somente a categoria joias, relógios e maquiagens não está no ranking norte-americano.
Já entre os objetos mais curiosos esquecidos no Brasil pelos usuários da Uber estão: fita de monitor cardíaco; convite de casamento; aparelho ortodôntico; quadro de arte; remédio para cachorro; controle de videogame. Enquanto isso, nos Estados Unidos os mais bizarros são: ratos para alimentação de cobra de estimação; leite materno; véu de noiva; cartas de Tarot; tanque de oxigênio; pedras.
Há inclusive um padrão para esquecer o que em cada dia da semana, como a Uber observa. Nesse esquema, os passageiros esquecem mais a carteira durante as segundas-feiras. Às terças, são os fones de ouvidos e caixas de som e às quartas malas e mochilas. Já durante a quinta, os objetos mais esquecidos são os óculos. Garrafas, roupas e celulares são deixados para trás aos finais de semana — sexta, sábado e domingo, respectivamente.
Então tome cuidado redobrado aos finais de semana, principalmente porque sexta e sábado são os dias em que os passageiros mais esquecem objetos, ainda mais na faixa das 21h às 23h.
Cidades mais desligadas
Além dos objetos, a Uber lista as cidades onde proporcionalmente as pessoas mais esquecem objetos. Nessa história, Petrolina, que na lista passada ocupou a quarta posição, agora é a campeã de esquecimentos. Já Governador Valadares e São Paulo ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente. Enquanto isso, Brasília, que já esteve em primeiro lugar, caiu dez posições e quase saiu no ranking. A seguir, confira onde moram os passageiros mais desligados:
- Petrolina, Pernambuco;
- Governador Valadares, Minas Gerais;
- São Paulo, São Paulo;
- Porto Velho, Rondônia;
- Santa Maria, Rio Grande do Sul;
- Itajaí, Santa Catarina;
- Parauapebas, Pará;
- Imperatriz, Maranhão;
- Uberlândia, Minas Gerais;
- Brasília, Distrito Federal.
Trending no Canaltech:
- SÓ R$ 999 | São 7 dias em 2021 pra conhecer a Disney, com hotel e passagens!
- COVID-19: Correios suspendem alguns serviços e anunciam medidas de prevenção
- PREÇO DESPENCOU | Viaje em 2021 para Cancún com all-inclusive por R$ 1.999
- Adianta usar máscaras para se proteger contra o coronavírus?
- Facebook e Instagram reduzem qualidade de vídeo na Europa devido a COVID-19
Fonte: Canaltech