Mundo Tech

Recupere facilmente arquivos importantes perdidos

Recupere facilmente arquivos importantes perdidos - 1

Cada vez mais armazenamos dados importantes no computador, seja para a empresa ou para a família. No entanto, esses dados são frágeis e podem ser alvo de ataques ou erros a qualquer momento.

Mas a boa notícia é que existem vários softwares que permitem recuperar facilmente arquivos que foram perdidos e, neste artigo, vamos entender como é possível fazer a recuperação de arquivos importantes usando um software de recuperação de dados — o EaseUS Data Recovery.

Processo de instalação

A instalação do EaseUS Data Recovery é bastante simples. Primeiramente, comece por acessar o site do aplicativo e baixe a nova versão de forma totalmente gratuita. Existem versões disponíveis para o sistema operacional Windows e também para Mac.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Recupere facilmente arquivos importantes perdidos - 2

Em seguida, execute o instalador e a instalação irá começar. Ela é feita através de uma interface simples com indicações claras e intuitivas. Através do Wizard de instalação, é possível definir qual o diretório onde o programa será instalado e é também possível ler e confirmar os termos e condições. Após a instalação estar completa, basta executar o software para começar a recuperar seus arquivos importantes que, por qualquer razão que seja, foram perdidos.

Como recuperar os arquivos usando o EaseUS Data Recovery

O EaseUS Data Recovery Wizard permite recuperar arquivos perdidos de forma bastante fácil. O aplicativo vem com uma interface que, através de poucos cliques, possibilita a recuperação de seus arquivos.

Com a versão gratuita é possível recuperar fotos apagadas, vídeos, documentos e muitos outros formatos de arquivos existentes. E este software gratuito pode recuperar arquivos em qualquer cenário de perda de dados.

1º Passo – Indique o local onde estavam os arquivos perdidos

Isto é, comece por especificar qual o dispositivo ou pasta onde estavam os arquivos que perdeu. Desse jeito, é provável que a busca pelos arquivos seja mais rápida, pois é feita apenas num determinado local.

No entanto, se não se recorda mais do local onde estavam guardado os arquivos, então selecione o disco local bem como todas as outras pastas do sistema. Assim, é mais provável encontrar seus arquivos, mas a busca pode levar mais tempo para ser executada, visto que é necessário procurar em todo o computador.

Quando pretender recuperar arquivos perdidos em outros dispositivos, basta ligar, através do cabo USB, esse dispositivo ao computador. No momento de selecionar o diretório, indique esse dispositivo, apenas.

Recupere facilmente arquivos importantes perdidos - 3

2º Passo – Encontre o arquivo perdido

Após indicar o diretório ou o dispositivo a procurar, serão exibidas todas as pastas e arquivos existentes no local selecionado. Através do algoritmo do software EaseUS, todos os arquivos perdidos serão exibidos, e ainda existem filtros que facilitam a busca.

Você ode alterar a busca entre pastas a qualquer momento, também. No entanto, recomenda-se que faça uma busca completa por cada pasta existente. Após encontrar os arquivos que perdidos, selecione-os de modo a indicar, ao aplicativo, quais você deseja recuperar. É possível selecionar vários arquivos ao mesmo tempo, por sinal. Por outro lado, todos os arquivos podem ser recuperados, independentemente do seu formato ou data de criação.

Não existem limites neste programa de recuperação de dados. Este aplicativo permite até a recuperação de arquivos que foram enviados para a lixeira há vários anos, sendo que não existem datas de limite para a busca. Ou seja, indique ao software todos os arquivos que pretende resgatar e aguarde o trabalho ser feito.

Recupere facilmente arquivos importantes perdidos - 4

3º Passo – Começar a recuperar

Após indicar todos os arquivos desejados, basta apertar o grande botão azul “Recuperar” e o algoritmo irá começar a fazer o seu trabalho.

Recupere facilmente arquivos importantes perdidos - 5

Agora você apenas precisa esperar alguns segundos, minutos ou horas. O tempo de recuperação de dependerá do tamanho e da quantidade dos arquivos a recuperar. Por exemplo, se quiser recuperar um vídeo ou uma grande quantidade de fotos, o tempo de espera será mais longo. No entanto, se apenas forem alguns documentos importantes em Word, Powerpoint ou imagens mais leves, esse tempo será de somente alguns segundos.

Após o processo de recuperação dos arquivos, você verá uma mensagem com os dizeres “Recuperação Completa”. A partir desse momento, poderá rever os arquivos importantes que havia perdido. O aplicativo EaseUS Data Recovery é um excelente programa para recuperar HDs, também.

Recupere facilmente arquivos importantes perdidos - 6

Quais os principais cenários de perda de dados?

O EaseUS Data Recovery serve para mais de 100 cenários de perda de dados da vida real, como exclusão, formatação, RAW, entre muitos outros. Ele tem uma taxa de sucesso mais alta do que outros softwares similares, vale dizer.

Abaixo, elaboramos uma lista com as falhas que podem existir e que causam perda de dados:

  • Danos com vírus e malwares: a cada dia, surgem novos vírus e ameaças que põem em risco seus dispositivos e os dados contidos neles;
  • Falhas humanas: muitas das vezes, podem haver falhas humanas que levam à perda de dados importantes. Quantas vezes já aconteceu de você enviar para a lixeira arquivos e documentos dos quais, mais tarde, acabou precisando? É um problema comum que pode ser resolvido com um software como o EaseUS;
  • Problemas elétricos: problemas elétricos podem afetar qualquer empresa ou residência, em qualquer país. No entanto, alguns dados são perdidos quando estão sendo executados e, de um momento para o outro, existe uma falha elétrica que cause avarias no dispositivo, o que também pode levar à perda de dados que não foram gravados antes de a falha acontecer,
  • Falta de backup: empresas devem guardar dados importantes em vários dispositivos, pois, se ocorrer algum problema, existe sempre uma outra forma de acessar a esses mesmos dados. As cópias devem ficar em diferentes locais, pois, se acontecer um incêndio, por exemplo, não se corre o risco de perder os dados. Atualmente também é uma boa solução investir em serviços de armazenamento em nuvem, pois não existem riscos físicos neste caso.

Considerações finais

A recuperação de dados ou de arquivos nos dias de hoje é bastante importante, pois resolve o problema de uma forma muito eficaz e rápida. No passado, quando se perdia um arquivo, era bem difícil fazer uma recuperação, e em alguns casos era até mesmo impossível — ou extremamente caro.

Ainda, a perda de dados pode gerar grandes prejuízos, pois alguns documentos são importantes e têm valor importante para os negócios de uma empresa, além de tudo — e perdê-los pode representar um gasto muito maior do que o valor investido em segurança. E, muitas das vezes, algumas empresas são mesmo penalizadas quando ocorrem perdas de arquivos. Mas todos esses danos podem ser evitados com a aquisição de um software de recuperação de dados.

Recupere facilmente arquivos importantes perdidos - 7

Existem, na história recente, alguns exemplos de que a perda de dados foi prejudicial para empresas. Em 2008, por exemplo, o banco HSBC perdeu dados de mais de 180 mil clientes, que estavam protegidos apenas por senhas. Isto trouxe bastantes problemas para a empresa, visto que nunca conseguiram recuperar tais dados, já que não estavam protegidos por um sistema eficiente. No final da história, o banco foi multado em mais de R$ 135 milhões pela Autoridade dos Serviços Financeiros.

Isto demonstra que é importante adquirir um bom recuperador de arquivos, pois dados são importantes e devem estar sempre bem protegidos!

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech