Mundo Tech

Recurso do Google que produz textos por voz agora reconhece e inclui pontuação

Recurso do Google que produz textos por voz agora reconhece e inclui pontuação - 1

Digitar enquanto está andando na rua ou responder mensagens enquanto está dirigindo são coisas não recomendáveis de se fazer, mas que as pessoas fazem mesmo assim. E um recurso criado pelas empresas de tecnologia para tentar ajudar nesse processo é a entrada por voz. Mas há um problema: a pontuação.

Recentemente, a “digitação por voz” do Google, usada tanto no GBoard, como em alguns teclados de terceiros como o SwiftKey, passou a incluir a pontuação conforme o usuário fala. O recurso ainda está muito limitado e não funciona sempre, mas nos testes da redação do Canaltech, conseguimos pelo menos colocar ponto final e interrogação em algumas tentativas – várias outras falharam miseravelmente em todos os aspectos.

A vírgula também apareceu em um teste, mas depois não voltou. Sinal de que o recurso ainda tem muito o que melhorar. Mas já é um começo.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Recurso do Google que produz textos por voz agora reconhece e inclui pontuação - 2
Pontuação na entrada por voz não funciona 100% em português (Capturas de tela: Felipe Junqueira/Canaltech)

Aqui vale destacar alguns detalhes. Os testes foram feitos em vários dispositivos diferentes, tanto no GBoard quanto no SwiftKey, configurados para entrada por voz do Google. Os melhores resultados foram obtidos no P30 Pro com o SwiftKey.

No GBoard, deu certo apenas uma vez, justamente a primeira, e nunca mais. Segundo o site Xataka Android, a novidade realmente ainda não está disponível no teclado do Google.

Em espanhol, a pontuação automática funciona bem, segundo a publicação, com a fala normal, como a gente conversa no dia a dia. Em português, segundo nossos testes, ainda é um recurso bastante limitado e falho. Tentamos com uma fala fluida normalmente e até com pausas um pouco mais longas, com o mesmo resultado.

Você pode testar o recurso em seu dispositivo, qualquer um, instalando o SwiftKey e configurando a entrada por voz para o português (Brasil). Basta falar normalmente que algumas pontuações devem aparecer. Interrogação, por exemplo, depende apenas da entonação conforme você fala.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech