Mundo Tech

Caso raro: mulher tem “cílios” brotando de suas gengivas




Sexto caso registrado no mundo: mulher tem

Mulheres também podem ter tantos pelos quanto os homens, seja no rosto ou no corpo, devido a uma condição chamada hirsutismo. O problema pode ficar mais complicado quando esses pelos resolvem aparecer onde absolutamente não deveriam, como o que aconteceu com uma jovem mulher na Itália que sofre com o crescimento de pelos na gengiva.

De acordo com relatório de um jornal de medicina oral, a mulher procurou médicos pela primeira vez em 2009, aos 19 anos, relatando o excesso de pelos no corpo como consequência de uma condição chamada Síndrome do Ovário Policístico, que desregula os hormônios do corpo. Para controlar o crescimento de pelos na gengiva, foram receitadas a ela pílulas anticontraceptivas para regular os hormônios, e os pelos foram removidos em um procedimento clínico.

Seis anos depois, já com 25 anos, a jovem retornou à mesma clínica relatando estar novamente com pelos em sua gengiva, contando aos médicos que havia interrompido o anticoncepcional. Foi constatado um volume excessivo de pelos no queixo e no pescoço, voltando ainda para dentro da boca de uma forma similar a cílios, mas nas gengivas.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Sexto caso registrado no mundo: mulher tem
Imagem: Reprodução/Elsevier

Além deste caso que aconteceu na Itália, apenas outros cinco foram registrados na literatura médica, sendo uma condição extremamente rara. O problema também é o primeiro de crescimento de pelos orais relacionados à Síndrome do Ovário Policístico, doença que não tem cura: mesmo que não esteja em sua fase latente, é sempre passível de voltar a qualquer momento.

Os médicos não sabem ao certo, ainda, como o tecido da gengiva permitiu o crescimento dos pelos, já que não conta com bulbos capilares. O que se sabe é que durante o desenvolvimento do embrião, o tecido que forma a boca vem da mesma camada de células que forma a pele, chamada ectoderma. É comum que as pessoas tenham glândulas sebáceas, que geram oleosidade, dentro da boca. Talvez, no caso dessa e dos outros pacientes, tenha havido uma diferenciação.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..