Mundo Tech

SIMET: Descubra a velocidade real da sua internet fixa e móvel




SIMET: Descubra a velocidade real da sua internet fixa e móvel - 1

Existem muitos testadores de velocidade de internet disponíveis, mas poucos deles são soluções desenvolvidas no Brasil e que podem trazer funções extras para melhorar a experiência do usuário nacional com seu provedor de serviços.

O SIMET, por sua vez, é uma ferramenta que, além de medir a velocidade da sua conexão com a internet, oferece um sistema colaborativo geoespacial com dados sobre a qualidade dos serviços de banda larga e internet móvel em todo o país.

O serviço foi desenvolvido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC), associação sem fins lucrativos que também é responsável por cadastrar e coordenar domínios de sites no país, criando métricas e indicadores que ajudam tanto o usuário quanto o mercado de telecomunicações.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como usar o SIMET

Além do site beta.simet.nic.br, você também encontra o SIMET em aplicativos para Android (Android 7 ou superior), iOS (iOS 8 ou superior), Windows (Windows 10 versão 10586.0 ou posterior) e macOS (a partir do El Capitain). O app para celular, no entanto, leva o nome de Monitor de Banda Larga, diferente do site.

O que é medido no SIMET?

Você pode medir a conexão móvel de seu celular com o app, ou a conexão banda larga do seu computador pelo site. O SIMET mede os seguintes valores, que aparecem na tela do velocímetro:

  • Velocidade de download: a rapidez com que um arquivo pode ser baixado de um serviço na Internet;
  • Velocidade de upload: a rapidez com que um arquivo pode ser enviado a um serviço na Internet. Esse valor costuma ser inferior à velocidade de download;
  • Ping: ou latência bidirecional, uma medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar. Um valor alto afeta principalmente a qualidade da navegação na Web, em jogos on-line e em conversas com transmissão de voz e imagem em vídeo;
  • Perda: a porcentagem de “Perda de Pacotes” de uma conexão, ou seja, uma porcentagem de mensagens enviadas pela rede que não conseguem chegar ao destino. Perdas costumam acontecer quando a rede está congestionada;
  • Jitter: variação da latência (atraso) na transmissão sequencial das mensagens.

SIMET: Como medir a velocidade da internet

Com o site ou app aberto no celular ou no computador, basta clicar no botão “medir” e esperar o final da medição. Todas as métricas que mencionamos acima serão exibidas ao final do processo, assim você conseguirá entender em detalhes qual é o status e a qualidade da sua conexão.

SIMET: Descubra a velocidade real da sua internet fixa e móvel - 2
Medindo a velocidade da internet fixa com o SIMET / Captura de tela: Bruno Salutes

Há ainda o mapa que traz os dados de conexões fixa e móvel em diversas cidades do país. Para acessá-lo, basta clicar no menu superior do SIMET em “Mapa”. Faça zoom da área que você tem interesse em ter mais detalhes e, depois, clique em uma das bolhas para ver detalhes sobre as conexões da região selecionada.

Para acessar o mapa diretamente pelo navegador do seu celular ou computador, sem precisar passar pelo velocímetro, é só acessar o endereço simet-publico.ceptro.br/simet-maps.

SIMET: Descubra a velocidade real da sua internet fixa e móvel - 3
Mapa de qualidade das conexões fixa / Captura de tela: Bruno Salutes

E aí, como anda a qualidade da sua internet?

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..