Mundo Tech Tecnologia

Smart Lock | O que é e como usar no seu celular Android

Smart Lock | O que é e como usar no seu celular Android - 1

Você já deve ter ouvido falar da função Smart Lock. Lançado com o Android 5 Lollipop, em 2015, esse recurso trouxe a possibilidade do usuário manter o aparelho temporariamente desbloqueado – ou seja, sem senha – em determinados locais ou situações.

Apesar de bastante útil, o Smart Lock é uma ferramenta que deixará o seu celular vulnerável por algumas vezes, portanto, nós iremos ensinar a você como configurá-lo com segurança.

Smart Lock no Android: o que é?

Provavelmente, você já deve ter desbloqueado seu celular por engano ou sem necessidade em alguma situação, mesmo com ele protegido por PIN ou senha biométrica. Acredite, isso acontece com frequência.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Smart Lock é um recurso pensado para evitar esse tipo de acidente, mantendo o aparelho desbloqueado apenas em ambientes de confiança do usuário, por exemplo, ou em localizações específicas. Quando ativado, o recurso desativa a senha padrão do celular e o mantém desbloqueado temporariamente.

No total, são cinco situações (cenários) que você pode escolher para configurar o Smart Lock. Vale lembrar que algumas delas utilizam sensores específicos, como o de proximidade, o reconhecimento facial, o GPS ou o Bluetooth, por exemplo. Logo, as opções disponíveis para podem variar de acordo com seu aparelho.

O uso desses sensores e recursos também interferem na duração da bateria do seu celular, sobretudo o serviço de localização. No total, são cinco opções disponíveis:

  • Dispositivos confiáveis – mantém seu celular desbloqueado quando pareado com algum acessório Bluetooth, como pulseira fitness ou relógio inteligente;
  • Lugares confiáveis – desbloqueia em lugares cadastrados, como sua casa ou trabalho, acessando sua localização;
  • Voice Match – desbloqueia quando você diz o comando “Ok, Google“;
  • Detecção de bolso – desbloqueia o celular quando o sensor de presença acusa “bolso”;
  • Rosto de confiança – desbloqueia quando você olhar para o aparelho.
Smart Lock | O que é e como usar no seu celular Android - 2
Smart Lock: algumas opções de desbloqueio automático de senha / Captura de tela: Bruno Salutes

Como ativar o Smart Lock

Agora que você sabe como funciona o Smart Lock, vamos ao passo a passo para ativá-lo em seu aparelho. Para isso, acesse as configurações do sistema, deslize para baixo até encontrar a opção “Segurança e informação” e selecione “Smart Lock”.

Agora, basta selecionar qual será o método que você vai usar para desbloqueio automático. Será solicitada a senha do celular para ativação do recurso.

Smart Lock | O que é e como usar no seu celular Android - 3
Ativando o Smart Lock em um celular Android / Captura de tela: Bruno Salutes

Para desativar o Smart Lock, siga novamente o passo a passo acima e, ao entrar no menu, desative a função arrastando a chave da direita para a esquerda.

Vale lembrar que o objetivo do Smart Lock não é substituir definitivamente a senha do seu smartphone Android, seja ela biometria, PIN, desenho ou facial.

Legal, né? Você já conhecia o Smart Lock?

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste