Se você já olhou para o seu gato ou cão e, imediatamente, pensou que uma determinada música combinaria facilmente com ele, então não está sozinho: o serviço de streaming de músicas sueco Spotify anunciou hoje uma novidade que, basicamente, consiste de montar uma ou mais playlists para que você e seu pet possam curtir juntos.
A funcionalidade é customizada em dois pilares: o primeiro é uma série de três perguntas relacionadas ao seu animal de estimação (atualmente, apenas cinco animais estão contemplados: cães, gatos, iguanas, hamsters e pássaros): se ele é relaxado ou agitado, amigável ou tímido e, finalmente, se ele é curioso ou apatético. Depois disso, o Spotify traçará um perfil dele, comparando-o com o seu histórico de músicas ouvidas, elaborando uma playlist que, supostamente, vocês dois poderão curtir juntos.
Slogans de marketing à parte, o próprio Spotify reconhece que isso não tem lá muito fundamento, mas que ouviu especialistas no comportamento animal para criar a nova ferramenta: “Ainda que ‘músicas para pets’ não seja uma ciência exata, nós consultamos experts na indústria animal para criar a melhor aproximação para o que deve funcionar para nossos animais”. A empresa também aproveita para ressaltar a transparência do projeto, assegurando a proteção dos dados dos usuários: “Nós usamos apenas as informações que você nos fornece para criar a playlist do seu pet. Esses dados não são armazenados nem usados para nenhum outro propósito”.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–

A novidade vem como uma espécie de abertura de ano para o Spotify, que saiu de 2019 com muitos motivos para sorrir: de acordo com um levantamento conduzido pela MIDia Research, a plataforma sueca tornou-se, no ano passado, a principal ferramenta para usuários ouvintes de podcasts, superando o rival Apple Podcasts, com um crescimento de 23% para ouvintes mensais e 29% para ouvintes semanais.
Entretanto, é válido citar que, devido ao esforço contínuo em promover o Apple Music, alguns dos programas e ouvintes de podcasts tenham migrado para a plataforma musical da empresa de Cupertino, então os números finais podem variar.
No que tange à base de usuários, o Spotify alega um crescimento duas vezes mais veloz do que o do oponente: 113 milhões de ouvintes pagantes de uma assinatura premium estão com a plataforma sueca, ao passo que “apenas” 60 milhões ingressaram ao serviço musical da Apple.
Trending no Canaltech:
- Vazamento de dados em site adulto atinge seis mil pessoas, incluindo brasileiros
- Mulher tenta escapar do trabalho com o pior Photoshop de 2020 (até agora…)
- Parceria oferece 100 mil vagas gratuitas em cursos de programação
- Loja não-oficial da Xiaomi no Brasil desaparece e deixa clientes na mão
- Galaxy S20: vazam especificações de câmeras com nova tecnologia e mais
Fonte: Canaltech